quinta-feira, 28 de maio de 2015

Protegam a saúde, parem a Monsanto!






Os maiores cientistas do mundo lançaram um alerta: o herbicida mais utilizado no planeta provavelmente causa câncer! A Monsanto, produtora do herbicida, está exigindo que a Organização Mundial de Saúde (OMS) volte atrás sobre o alerta e, segundo especialistas, a única maneira de garantir que a ciência não seja ignorada é com pressão popular por ações imediatas das autoridades.

O sistema que regula agrotóxicos é conhecido por ser sigiloso e influenciado pela indústria de produtos agroquímicos, mas temos um momento único para agir: o uso do herbicida "glifosato" está sendo reavaliado na União Europeia, Estados Unidos, Canadá e Brasil. Na Holanda, Sri Lanka e El Salvador, os reguladores já pensam até em proibir o produto.

A ameaça é clara: este veneno é usado em nossos alimentos, campos, áreas de lazer e ruas. Vamos suspendê-lo. Assine a petição urgente e espalhe a notícia


ASSINEM A PETIÇÃO: CLIQUE AQUI!





quarta-feira, 27 de maio de 2015

Revista MOVIMENTAÇÃO reconhecida e indexada no LATINDEX.

Revista discente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal da Grande Dourados


A revista MovimentAção é uma revista elaborada a partir dos esforços dos pós-graduandos do Mestrado em Sociologia da UFGD. É uma revista discente que cada vez mais torna rica e produtiva a experiência acadêmica. Uma novidade agora é que a revista MovimentAção foi reconhecida e indexada internacionalmente pelo Indice Latinoamericano de Publicaciones Científicas Seriadas de América Latina, Caribe, España y Portugal – LATINDEX.

Portal da revista: CLIQUE AQUI!

Informações sobre a indexação do periódico: CLIQUE AQUI!

terça-feira, 26 de maio de 2015

Voces contra la globalization - Vozes contra a Globalização

Documentário com a direção de Carlos Esteves produzido pela TVE Espanhola. O vídeo retrata da desigualdades, dilemas, lutas e outros problemas da Globalização - ou mundialização. Vários pensadores são entrevistados, defensores de direitos humanos, militantes políticos, movimentos sociais que promovem um rompimento com a economia mundial e o capital privado explorador.

Vale a pena assistir e ter um outro olhar sobre a questão do "globalitarismo" como diz Milton Santos.

Um outro mundo é possível?

domingo, 24 de maio de 2015

Senadores formam a Frente Progressista contra projetos conservadores da Câmara

criacao-frente-progressista-suprapartidariagde
Por Caros Amigos

Primeira ação será elaborar um substitutivo para o PL da Terceirização
Por Rafael Zanvettor
Caros Amigos
Membros do Senado oficializaram nesta quarta-feira (20) a criação do comitê executivo para por em movimento a recém-criada Frente Progressista Suprapartidária do Senado. Interessados em defender projetos progressistas e barrar projetos de lei (PL) conservadores aprovados pela Câmara dos Deputados, os senadores criaram o bloco no fim de abril, mas só agora deram início à atuação prática do grupo.
Leia mais:
Foram escolhidos como membros do comitê executivo os senadores João Capiberibe (PSB-AP), Hélio José (PSD-DF), Elmano Férrer (PTB-PI), Fátima Bezerra (PT-RN) e Cristovam Buarque (PDT-DF). Para o líder do PSB no Senado, João Capiberibe, “o grupo foi criado com o objetivo de contrapor a agenda conservadora da Câmara, e está tratando de temas específicos que atrasam o desenvolvimento político social da sociedade brasileira”. O grupo conta com o apoio de movimentos sociais e centrais sindicais que se manifestaram contra o avanço da agenda conservadora no Congresso Nacional nos últimos meses.
Temas
Segundo o senador João Capiberibe, a princípio o bloco atuará em conjunto em cinco pautas muito específicas. “O grupo é contrário ao PL da terceirização, e por isso o primeiro ponto é a possibilidade de colocar um novo projeto de lei substitutivo, contemplando o tema da terceirização, mas defendendo o direito dos trabalhadores e suas reivindicações”. O Segundo projeto contra o qual a frente irá se posicionar é o projeto de redução da maioridade penal, aprovado no dia 31 de março na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.
Além disso, o grupo irá lutar para barrar a aprovação do Estatuto da Família pautada pela bancada evangélica, que não considera casais homoafetivos como família; a mudança no Estatuto do Desarmamento, que pretende liberar o porte de armas e o já aprovado projeto que acaba com a obrigação de identificar no rótulo produtos de origem transgênica.
Recado a Cunha
Para o senador do PT, Lindberg Farias, a formação do bloco manda um recado ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), mostrando que o Senado não será conivente com essa agenda “extremamente conservadora”. Com 30 senadores compondo a Frente, de um total de 81, o senador petista acredita que eles têm força para barrar os projetos da Câmara.
Na próxima reunião da Frente, na terça-feira da semana que vem, estarão presentes também movimentos sociais e sindicais: “Vamos chamar os movimentos sociais para que haja não apenas uma resistência no Congresso, mas na sociedade civil. A ideia agora é consolidar a Frente e aprofundar sua relação com a sociedade, por isso na próxima reunião haverá muita gente que está preocupada com o que acontece na Câmara, a gente acredita que vai ter apoio da população".
A Frente é formada pelos senadores, Lindbergh Farias (PT-RJ), Telmário Mota (PDT-RR), Paulo Paim (PT-RS), Roberto Requião (PMDB-PR), Donizeti Nogueira (PT-TO), Regina Sousa (PT-PI), Lídice da Mata (PSB-BA), Jorge Viana (PT-AC), Roberto Rocha (PSB-MA), Randolfe Rodrigues (PSol-AP) e Vanessa Graziotin (PCdoB-AM), entre outros.


Fonte: Caros Amigos

terça-feira, 12 de maio de 2015

Cursos a distância de política - Instituto Legislativo Brasileiro

Acesse o portal do ILB


Atenção! Estão liberadas as matrículas para os cursos EAD de política. Os cursos são gratuitos e são bem bacanas. Para poderem realizar as inscrições é necessário fazer cadastro no portal, receber e confirmá-lo via email e começar a estudar.
São vários cursos destinados a estudantes, comunidade em geral, servidores das casas legislativas do país. Os temas são variados, sempre versando sobre a política e o processo legislativo.

São uma ótima oportunidade para entender mais as instituições políticas e se preparar para a vida, concursos ou para uma cidadania plena e atuante.


Dentre os cursos, há duas modalidades: com tutoria [para servidores] e sem tutoria [para a comunidade].
Abaixo segue a lista de alguns cursos:

  • Política contemporânea;
  • Ouvidoria na administração pública;
  • Lei de acesso à informação;
  • Poder Legislativo;
  • Licitação;
  • Introdução ao direito constitucional;
  • Introdução ao orçamento público;
  • Mercosul;
  • Novo acordo ortográfico;
  • Doutrinas políticas: esquerda;
  • Doutrinas políticas: social-democracia;
  • Doutrinas Políticas: liberalismo;
  • Doutrinas Políticas: socialismo;
  • Ética na administração pública.



domingo, 10 de maio de 2015

O massacre do Paraná - Nunca Esqueça!




A Assembleia Legislativa é mais uma das casas do povo, onde qualquer cidadão pode assistir às votações e se expressar. Foi assim na primeira tentativa ardilosa do Governo no Paraná ao tentar pagar as dívidas do seu governo com dinheiro dos professores. 
Mas as manifestações acuaram os parlamentares que desistiram dessa votação.

domingo, 3 de maio de 2015

Quadrinhos Beto Richa


Padre Fábio Melo reconhece que o descrente não é necessariamente uma má pessoa!



O padre e cantor Fábio de Melo (foto) reconheceu em seu programa de TV que quem descrê em Deus não é necessariamente má pessoa, porque isso dependente da índole de cada um.

“Há pessoa que acredita em Deus e não é boa”, disse. “Acreditar não é tudo, a diferença é o que a gente faz com aquilo em que acredita.”

“Eu já encontrei ateus muito mais preparados para a vida do que aqueles que se dizem cristãos.”

Trata-se de afirmações que, entre os sensatos, poderiam passar despercebidas porque não contêm nenhum absurdo, mas nesse caso elas chamam a atenção por terem sido feitas por um padre famoso que tem colegas que vivem associando o ateísmo à perversidade, ao mal.

Só para pegar um exemplo, Marcelo Rossi, também padre e cantor, disse em 2013 que o mundo está muito violento porque “falta Deus na vida das pessoas”.

É uma visão preconceituosa, porque, ao examinar hoje rapidamente o noticiário, verifica-se que muita violência vem sendo cometida por pessoas como excesso de Deus em sua vida, por assim dizer, como é o caso dos militantes do Estado Islâmico.

O que importa, como disse Melo, é a índole ou, em outra palavra, o caráter,


Melo falou sobre ateísmo ao responder a uma carta de uma fiel que estava aflita porque seu namorado é ateu, embora ele tenha boas qualidades.

“Ao tomar certa idade, ele [o namorado] resolveu questionar tudo, inclusive a existência de Deus [...] e não quer se casar na igreja", lamentou a moça que conhece o jovem desde a adolescência.

Ela está preocupada com o fato de os seus filhos terem um pai ateu, o que seria difícil educá-los na religião.

O padre afirmou que cabe a sua seguidora decidir se casa ou não com jovem que ama. Acrescentou que talvez não seja tão difícil, no caso, constituir um lar cristão porque, afinal, disse, nem todos os ateus são tão ateus como acreditam.

O padre Melo alimentou a esperança da fiel de, com o tempo, converter o rapaz ao catolicismo.

Argumentou que “fazer o ateísmo durar a vida inteira não é brincadeira”, porque, em determinado momento, o ateu sempre “acaba precisando de algo que o sustente”.

“Quando a gente é jovem, há muita disposição, é fácil de ser ateu. E com o passar do tempo, a gente acaba adquirindo uma sensibilidade que faz sentir Deus.”

Além disso, falou o padre, muitas pessoas vivem um processo temporário de descrença.

Para o padre, o problema desses supostos ateus não é Deus, mas a religião. “Encontrei muitos ateus que não eram ateus coisa nenhuma, eles eram traumatizados com a religião.”

“Em muitos momentos tivemos histórias muitas feridas, experiências muitos negativas”, disse Melo, sem falar de casos concretos, como o de sacerdotes pedófilos.

O padre criticou as pessoas que se tornaram ateias por causa da fome no mundo, da morte de crianças, dos terremotos.

“É muito infantil pensar que as desgraças do mundo possam ser motivo para negar a existência de Deus”, disse. “A realidade está criada e ela tem vida própria. Deus não tem como ficar modificando isso o tempo todo.”

Melo afirmou que, por exemplo, existe fome não por causa de Deus, mas em decorrência de injustiças sociais.

A discussão sobre quem é ou não infantil em seus argumentos, se ateus ou o se próprio Melo, pode ir longe, mas por enquanto já é bom saber que há entre os padres brasileiros um pouco de tolerância para com os as Bíblia chama de "ímpios". 
"Existem pessoas que acreditam
 em Deus e não são boas"

Fonte: Paulo Lopes

Os professores são a bola da vez do autoritarismo dos poderosos: Beto Richa massacra os professores no Paraná!

Uma total vergonha para o país e para nós que pagamos toda a estrutura dos estados e municípios. O governo do Paraná, na figura de Beto Richa, realiza o que foi um padrão na história do Brasil: manutenção do poder via coerção policial.
O poder pelo poder, sem diálogos, sem ao menos ouvir a sociedade civil. A democracia não é apenas a prática do sufrágio universal. A democracia demanda debate, diálogo, articulação e ouvir os anseios da população. Os trabalhadores são os que realmente produzem algo neste país. Não obstante, os governos se alinham com uma elite econômica poderosa. Tais governos não defendem sua população, pelo contrário, utilizam de meios variados [judiciário, coerção policial, legislativo cooptado] para conseguirem conquistas de grupos mandatários, de manutenção do status quo. 

O que ocorre no Paraná, não é isolado. É triste ver que isso ocorre em várias partes do país [sem a visibilidade merecida]. Os povos indígenas, os trabalhadores sem teto, a população de baixa renda, os trabalhadores sem terra, a população pobre nos mais de 5 mil municípios brasileiros, os jovens negros, são os que mais sofrem -  são as minorias sem voz e sem vez!



Imagens:

CDyAFRgW8AE4nVN


CDyAGsAWoAEMPUV

CDyAE4NW0AENoAE

As fotos acima são do site Brasil Post.

sábado, 2 de maio de 2015

O que é alimento no Brasil hoje? [painéis graficos dossiê Abrasco]

Painéis graficos elaborados por Camila Rigo para ilustrar o Dossiê, utilizando a técnica da facilitação gráfica.

Fonte: Dossiê Abrasco Impactos dos Agrotóxicos na Saúde