sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Agua encontrada em Mercúrio pela Nasa

A superfície de Mercúrio é semelhante à lunar, isso porque esse planeta sofreu intensos impactos de meteoritos. Mercúrio não possui satélites conhecidos, o que ocorre também com Vênus, e por essa razão são chamados de "planetas sem-lua".
Com temperaturas máximas que podem atingir 350°C (quando iluminada pelo sol) e temperatura mínima (não iluminada pelo sol) que chega a -170°C, ou seja, é um dos planetas mais quentes do sistema solar.

Através de dados obtidos pela sonda espacial Messenger, a Nasa acabou confirmando que existe sim água em Mercúrio, mesmo ele sendo o planeta mais próximo do sol, ainda sim possui água em sua superfície. E ao que tudo indica uma grande quantidade.

O estranho e intrigante dessa afirmação é que, apesar da espetacular notícia de que existe água em Mercúrio, a NASA também encontrou gelo e várias crateras polares que estão encobertas por algum tipo de matéria mais escurecida e tal matéria ou substância estaria impedindo o Sol de derreter tal camada de gelo.

imagem


imagem


imagem


imagem


O fato anima muitos, pois a existência de água pode significar vida além da existência de água em outros planetas improváveis, já que a água é um dos principais elementos da manutenção da vida em quase todos os seres vivos que conhecemos, e ainda gera a seguinte pergunta essa descoberta: Que tipo de substância natural seria capaz de deter o calor do sol preservando a água daquele planeta em estado sólido (gelo) mesmo sendo um planeta tão próximo da estrela de nosso sistema?

por MarcosAlbuquerque, fonte: Nasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário