O vídeo acima trata da educação, fala sobre o início da educação no Brasil, com seu currículo fechado para poucos. "Os jesuítas vieram pra cá para trabalhar com os índios..." fala a escritora e filósofa Viviane Mose. A partir do século XX, houve um movimento interessante que promove uma nova visão da escola. A educação brasileira - tirando as exceções de grandes educadores, sempre foi voltada para o mercado.
O ataque da ditadura militar contra a filosofia e sociologia não foi o problema principal durante os 21 anos do regime. "O grave do regime militar existe para se contrapor a inteligência brasileira" afirma a filósofa.
O vídeo traz luz a discussão sobre o modelo pedagógico que opera no país. A reprodução e a passividade ainda é carregada nos bancos escolares. Em uma pesquisa do Pnad de 2012 constata que de cada 10 alunos que entram na Etapa do Ensino Médio apenas 5 terminam. Esse dado mostra que é preciso um olhar mais atento com essa etapa de educação.
Todavia, é preciso olhar o vídeo com uma certa criticidade. Transformar a escola é um caminho. Por outro lado, colocar a culpa no sistema escolar e nos profissionais que operam, na prática, no caso dos professores é questionável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário