Diante de um quadro de pós-verdades, que são falsas notícias que por apelo emotivo e sensacionalista chamam mais atenção do que fatos verídicos, somado a proliferação de fake news nas redes de internet, a educação deve trabalhar de forma contundente um currículo para uma alfabetização midiática.
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A
versão em português é resultado de uma parceria entre a Representação
da UNESCO no Brasil e o Centro de Educação a Distância e Aprendizagem
com Tecnologias da Informação e Comunicação (Cead) da Universidade
Federal do Triângulo Mineiro
(UFTM).
A tradução foi de Dermeval de Sena Aires Júnior, com revisão técnica
de Alexandra Bujokas de Siqueira e Martha Maria Prata Linhares.
A ideia é ajudar os professores a explorar e compreender o tema a partir dos seguintes pontos:
1.
As funções das mídias e de outros provedores de informação; como eles
operam e quais são as condições ótimas necessárias para o cumprimento
eficaz dessas funções;
2. Como a informação apresentada deve ser criticamente avaliada dentro do contexto específico e amplo de sua produção;
3. O conceito de independência editorial e jornalismo como uma disciplina de verificação;
4.
Como as mídias e outros provedores de informação poderiam contribuir
racionalmente para promover as liberdades fundamentais e a aprendizagem
continuada, especialmente à medida que eles relacionam como e por que os
jovens acessam e usam as mídias e a informação hoje, e como eles
selecionam e avaliam esses conteúdos;
5. Ética nas mídias e ética na informação;
6. As capacidades, os direitos e as responsabilidades dos indivíduos em relação às mídias e à informação;
7.
Padrões internacionais (Declaração Universal dos Direitos Humanos),
liberdade de informação, garantias constitucionais sobre liberdade de
expressão, limitações necessárias para impedir a violação dos direitos
do próximo (questões como linguagem hostil, difamação e privacidade);
8. O que se espera das mídias e dos outros provedores de informação (pluralismo e diversidade como normas);
9.
Pontes de informação e sistemas de armazenamento e organização de
dados; processos de acesso, busca e definição de necessidades
informacionais; ferramentas de localização e busca de dados;
10. Como entender, organizar e avaliar informações, incluindo a confiabilidade das fontes;
11.
Criação e apresentação de informações em diversos formatos;
preservação, armazenamento, reutilização, gravação, arquivamento e
apresentação de informações em formatos utilizáveis;
12. Uso de informações para a resolução de problemas e para a tomada de decisões na vida pessoal, econômica, social e política.
Para ter acesso à publicação, basta clicar no link: http://unesdoc.unesco. org/images/0022/002204/ 220418por.pdf
Fonte: ABPEducom, em: http://www.abpeducom.org.br/2013/04/unesco-lanca-em-portugues-publicacao.htm
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