quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Alfabetização midiática e informacional: currículo para a formação de professores, publicação da UNESCO

Diante de um quadro de pós-verdades, que são falsas notícias que por apelo emotivo e sensacionalista chamam mais atenção do que fatos verídicos, somado a proliferação de fake news nas redes de internet, a educação deve trabalhar de forma contundente um currículo para uma alfabetização midiática.

Baixe a versão em pdf AQUI!

Acesso ao arquivo
A versão em português é resultado de uma parceria entre a Representação da UNESCO no Brasil e o Centro de Educação a Distância e Aprendizagem com Tecnologias da Informação e Comunicação (Cead) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro
(UFTM). A tradução foi de  Dermeval de Sena Aires Júnior, com revisão técnica de Alexandra Bujokas de Siqueira e Martha Maria Prata Linhares.
A ideia é ajudar os professores a explorar e compreender o tema a partir dos seguintes pontos:
1.    As funções das mídias e de outros provedores de informação; como eles operam e quais são as condições ótimas necessárias para o cumprimento eficaz dessas funções;
2.    Como a informação apresentada deve ser criticamente avaliada dentro do contexto específico e amplo de sua produção;
3.    O conceito de independência editorial e jornalismo como uma disciplina de verificação;
4.    Como as mídias e outros provedores de informação poderiam contribuir racionalmente para promover as liberdades fundamentais e a aprendizagem continuada, especialmente à medida que eles relacionam como e por que os jovens acessam e usam as mídias e a informação hoje, e como eles selecionam e avaliam esses conteúdos;
5.    Ética nas mídias e ética na informação;
6.    As capacidades, os direitos e as responsabilidades dos indivíduos em relação às mídias e à informação;
7.    Padrões internacionais (Declaração Universal dos Direitos Humanos), liberdade de informação, garantias constitucionais sobre liberdade de expressão, limitações necessárias para impedir a violação dos direitos do próximo (questões como linguagem hostil, difamação e privacidade);
8.    O que se espera das mídias e dos outros provedores de informação (pluralismo e diversidade como normas);
9.    Pontes de informação e sistemas de armazenamento e organização de dados; processos de acesso, busca e definição de necessidades informacionais; ferramentas de localização e busca de dados;
10. Como entender, organizar e avaliar informações, incluindo a confiabilidade das fontes;
11. Criação e apresentação de informações em diversos formatos; preservação, armazenamento, reutilização, gravação, arquivamento e apresentação de informações em formatos utilizáveis;
12. Uso de informações para a resolução de problemas e para a tomada de decisões na vida pessoal, econômica, social e política.


Para ter acesso à publicação, basta clicar no link: http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002204/220418por.pdf
Fonte: ABPEducom, em: http://www.abpeducom.org.br/2013/04/unesco-lanca-em-portugues-publicacao.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário