sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Governo libera mais agrotóxicos: a soma atingiu 382 registros!





Agrotóxicos são produtos químicos utilizados em lavouras para garantir a produtividade, evitando doenças e possíveis pragas. São também conhecidos como defensivos agrícolas.

Essa é uma definição pomposa e enganadora sobre a real natureza desses compostos. Muitos são proibidos pelos países membros da União Europeia e em vários outros  países desenvolvidos. Há questões que envolvem elementos não estudados, elementos que impactam as defesas do organismo, cancerígenos e etc.

Como explica o geógrafo Porto-Gonçalves, no seu livro Desafio Ambiental, de que nos últimos anos houve um aumento maciço  de elementos químicos da tabela periódica que não eram utilizados. Assim, o Brasil está na dianteira de um processo que envolve a liberação de produtos nocivos a vida humana e a do ambiente. Um verdadeiro ecocídio está em curso no país - comandado por um presidente alheio aos fatos científicos e aos alertas de pesquisadores empenhados com o futuro do planeta - e o nosso futuro.  

Tipos de agrotóxicos segundo a praga a ser combatida.
Fonte: Disponível em:<https://escolakids.uol.com.br/geografia/agrotoxicos.htm>.



Inseticidas, herbicidas, fumigantes, fungicidas, desfoliantes, raticidas são  protudos químicos que  a agricultura utiliza para o aumento da produtividade das lavouras. Isso mesmo, o que está em jogo é os ganhos de capital, não a alimentação - ou ainda, uma nutrição sadia para as pessoas. As pessoas na cadeia de produção são as que mais sofrem com o aumento do uso de agrotóxicos no planeta. Entretanto, o veneno chega ao cidadão comum por meio da contaminação dos alimentos.

Outra classificação [tipos de agrotóxico] é devido ao mal que causam a saúde humana. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária [Anvisa] classifica também os agrotóxicos pela sua LETALIDADE. 

Tipos de agrotóxicos segundo a toxicidade.
Fonte: Disponível em:<https://escolakids.uol.com.br/geografia/agrotoxicos.htm>.



Assim, todo cuidado é pouco. Mas se depender do Bolsonaro, atual presidente do Brasil, a coisa só piora. Pois, o mesmo, acaba de liberar mais agrotóxicos para uso na agricultura - por pressão da bancada ruralista. 



Charge do cartunista Latuff sobre o combate da agroecologia.
Fonte: Disponível em:<http://www.zonacurva.com.br/cuidado-com-o-que-voce-come/>.

Segundo uma reportagem do Brasil de Fato:


"Subiu para 382 o total de agrotóxicos liberados pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL) em pouco mais de 10 meses de mandato. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento anunciou, nesta quinta-feira (3), a autorização de mais 57 substâncias em relação ao mês de setembro. Os números representam uma avalanche frenética na série histórica iniciada em 2005. Em todo o ano passado, os registros contabilizaram 450 agrotóxicos. 
Dos pesticidas anunciados, 10 são biológicos (utilizados na agricultura orgânica), 41 são genéricos e seis são produtos formulados com base em princípios ativos novos. Cerca de 30% dos ingredientes de agrotóxicos liberados até setembro são proibidos na União Europeia, sendo que 46 da nova leva ainda não haviam aparecido na lista deste ano. "


                                                         Fonte: Disponível em:<https://www.brasildefato.com.br/2019/10/03/governo-libera-mais-57-agrotoxicos-e-soma-deste-ano-chega-a-382-novos-registros/> Acesso em out. 2019.




Principais matérias relacionadas:





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário