sexta-feira, 17 de março de 2017

Porque é importante manter a Sociologia e a Filosofia no Ensino Médio?

 

 

A Medida Provisória (MP) 746/2016 insere um conjunto de reformas, que na verdade rasga a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), retirando a obrigatoriedade de diversas disciplinas. tal ação foi orquestrada de modo autoritário, via um Decreto - Medida Provisória. Não houve diálogo, audiências públicas, discussão com especialistas em educação. Não foram consultados os professores, os pais e, nem os alunos. 


Diante disso expresso o repúdio contra tal medida que visa acabar com o Ensino Médio de qualidade com vistas a não construir um cidadão crítico e antenado com o mundo a sua volta - mas antes formar mão de obra barata no mercado capitalista!

 

Link da petição AQUI!

Por que isto é importante ?

A Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS) expressa seu repúdio à exclusão da obrigatoriedade do ensino de sociologia e filosofia do nível médio brasileiro. Esta ação iniciada pela Medida Provisória (MP) 746/2016 insere um conjunto de reformas na etapa final da educação básica sem diálogo com as associações científicas e especialistas em educação. É uma reforma arbitrária e que excluí disciplinas fundamentais para o desenvolvimento do pensamento crítico, humanístico e da cidadania. Nós, abaixo‐assinados, manifestamos nossa indignação com a tramitação aligeirada e autoritária do Governo do Sr. Michel Temer em relação à reforma do ensino médio e defendemos a continuidade do caráter obrigatório da sociologia e filosofia no ensino médio. Por fim, cabe ressaltar que a formação escolar não é apenas para uma profissionalização, ou para o mercado ou como uma técnica, mas é algo para a vida em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário