- Como se realizam as pesquisas empíricas?
- Mostre possibilidades de pesquisa em documentos [escritos, gravados, materiais de artes, música, discursos, dados censitários]. O que se pode procurar descobrir em tais recursos?
- Quais os tipos de pesquisas utilizadas em sociologia?
- Diferencie fato de opinião. Mostre de que modo opiniões podem se tornar fatos quantificáveis em uma pesquisa de opinião.
- Realiza entrevistas com um colega, na sala de aula, e questione a composição familiar [quantos irmãos, famíliar nuclear/extensa, há parentes em outras cidades, religião praticada,...].
- Proponha uma pergunta que gere opiniões diversificadas, ou uma pergunta do tipo "quem é a favor de" com a devida justificativa.
- Os homens auferem ganhos mais altos porque trabalham mais horas?
- as mulheres não conseguem empregos bem pagos porque os cuidados com suas famílias dificultam que elas assumam responsabilidades?
- Os católicos são moralmente menos estritos do que os protestantes porque estes provêm de grupos religiosos mais recentes?
- Filhos bem integrados em suas famílias tendem a seguir as profissões de um dos pais?
- Quem é a favor ou contra o castigo físico moderado em crianças?
[tais perguntas não precisam ter bases realistas, e devem servir para que a turma experimente a discussão fundada em opiniões e sem bases científicas]
Referência:
BARBOSA, M. L. Conhecimento e imaginação: sociologia para o ensino médio. Belo Horizonte: autêntica Editora, 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário