Assistimos nas aulas o filme Baraka. É um documentário diferente, não havendo diálogos, conversas, narração. Contudo, é de grande importância pois mostra a vida cotidiana. Mostra a vida humana em contraste com paisagens naturais. Nele vimos rituais, comportamentos, diversidade cultural, algo que é paradoxalmente diferente e ao mesmo tempo nos une como seres humanos vivendo nos quatro cantos do planeta.
O filme documentário, dirigido por Ron Fricke, segue a mesma linha de Koyannisqatsi. Ron Fricke realizou as imagens da trilogia Qatsi, pois era cinegrafista desta sequência.
Baraka pode significar "energia vital", maná, sopro de vida, onde se desenvolve a dinâmica da vida no planeta. É antes de tudo, a vida humana no planeta, com uma relação forte com o ambiente. Não há separação, somos resultados da interação social, cultural nesse ambiente que é a Terra.
Aos alunos do 1°Ano cabe a importância da observação para revelarmos as sociedades humanas. Aos alunos do 2° Ano, percebam a riqueza cultural da sociedade humana. Observem os ritos, o cotidiano, o modo de ser, a vestimenta, e principalmente os olhares.
Link para o vídeo: CLIQUE AQUI
Fazer download de Baraka – SD | Downloads: 95
Nenhum comentário:
Postar um comentário