sexta-feira, 5 de abril de 2013

Um pouco de Antropologia III - Desconstruindo falsas impressões

 Desconstruindo falsas impressões e "pseudo verdades".

O papel da Filosofia e da Sociologia demonstra sempre uma luta contra ideologias e verdades absolutas. Uma das questões fundamentais parece ser a de uma posição crítica sobre o senso comum. Para que possamos avançar em algumas questões é preciso antes, obtermos uma base de significados. Perceber a construção daquilo que falamos e entendemos. 

No estudo da diversidade, no tema dos Direitos Humanos, precisamos nos apoiar nos trabalhos de reflexão da Filosofia e Sociologia que tanto têm para compartilhar. Só assim entenderemos as diferenças nos processos de socialização, cultura, povos e a desconstrução de ideias pré concebidas sem uma investigação racional e sem o devido rigor metodológico.

Para os alunos dos 2º e 3º Anos da Ensino Médio é fundamental descontruir e ressignificar alguns conceitos importantes em Antropologia, Filosofia e Sociologia.

Abaixo temos os conceitos e os significados quando foram criados e agora no contexto contemporâneo.



Abc da diversidade from Miro Santos



É importante que possamos fazer uma reflexão sobre vários aspectos de alguns desses conceitos. Em sala de aula os alunos investigarão e realizarão os debates para uma melhor compreensão dos conteúdos e contextualização em seu cotidiano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário