domingo, 24 de fevereiro de 2013

Um pouco de Antropologia



Ao estudar povos tradicionais e com culturas diferentes é preciso entender algumas noções básicas. Conceitos e reflexões vindas da Antropologia Social. É muito importante para entender melhor a realidade de culturas indígenas que vivem no Brasil e no mundo.
Muitos conceitos dizem respeito a povos tradicionais, contudo tocam problemas que são próprios a todas as sociedades humanas.


O que é Cultura ?

A primeira destas noções diz respeito à capacidade que os seres humanos tem de dar significados ao trabalho, à educação, à costumes, à realidade natural. É compartilhada por todos os seres humanos no planeta.
É importante destacar que cada grupo de pessoas que vivem juntas dá significados próprios as coisas.
Podemos tirar algumas características nas sociedades humanas:
1.    Que toda cultura é um código simbólico, construído socialmente pelo grupo;
2.    Que é possível aprender modos novos, diferentes dos nossos, de ver o mundo e dar significado às coisas.
3.    Que as culturas vão se modificando porque a situação dos grupos humanos no mundo vai historicamente se transformando também.
4.    Há uma capacidade comum da produção de cultura. Todos os seres humanos possuem uma igualdade básica na capacidade de produção dessa cultura – mesmo que seja diferente.


“podemos dizer que a cultura é o conjunto complexo de conhecimentos, crenças, arte, moral, direito, costumes e hábitos adquiridos pelos indivíduos de uma sociedade.”



O que é etnocentrismo ?

É uma tendência universal a comparação com outros modos de vida, outros povos. Quando os costumes de outros povos são muito diferentes do nosso é comum estranharmos.
Quando as meninas furam a orelha para poder utilizar brinco achamos normal. Não obstante, quando vemos alargadores de orelha, ou enfeites nasais ou labiais.
As pessoas acabam vendo o seu mundo como único, “natural”, “humano”, “correto”. Pessoas que são diferentes, ou possuem costumes diferentes, tornam-se aos nossos olhos menos humanas.
Então etnocentrismo é a tendência a tornar a própria cultura, como padrão para julgar todas as outras. Desse modo julgamos a nossa cultura como correta.






Adaptado de: SILVA, Aracy Lopes da. Índios. São Paulo: Editora Ática, 1988.

Nenhum comentário:

Postar um comentário