sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Agua encontrada em Mercúrio pela Nasa

A superfície de Mercúrio é semelhante à lunar, isso porque esse planeta sofreu intensos impactos de meteoritos. Mercúrio não possui satélites conhecidos, o que ocorre também com Vênus, e por essa razão são chamados de "planetas sem-lua".
Com temperaturas máximas que podem atingir 350°C (quando iluminada pelo sol) e temperatura mínima (não iluminada pelo sol) que chega a -170°C, ou seja, é um dos planetas mais quentes do sistema solar.

Através de dados obtidos pela sonda espacial Messenger, a Nasa acabou confirmando que existe sim água em Mercúrio, mesmo ele sendo o planeta mais próximo do sol, ainda sim possui água em sua superfície. E ao que tudo indica uma grande quantidade.

O estranho e intrigante dessa afirmação é que, apesar da espetacular notícia de que existe água em Mercúrio, a NASA também encontrou gelo e várias crateras polares que estão encobertas por algum tipo de matéria mais escurecida e tal matéria ou substância estaria impedindo o Sol de derreter tal camada de gelo.

imagem


imagem


imagem


imagem


O fato anima muitos, pois a existência de água pode significar vida além da existência de água em outros planetas improváveis, já que a água é um dos principais elementos da manutenção da vida em quase todos os seres vivos que conhecemos, e ainda gera a seguinte pergunta essa descoberta: Que tipo de substância natural seria capaz de deter o calor do sol preservando a água daquele planeta em estado sólido (gelo) mesmo sendo um planeta tão próximo da estrela de nosso sistema?

por MarcosAlbuquerque, fonte: Nasa

Ministério da justiça passará a divulgar na internet reclamações de consumidores



Um Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério da Justiça com o Comitê Gestor da Internet Internacional no Brasil (CGI.br) permitirá aos consumidores fazerem reclamações em 245 unidades do Procon por todo o Brasil.

O acordo tem o objetivo de auxiliar o Ministério da Justiça no mapeamento de outra base de dados com o intuito de se divulgar, através de um formato aberto, as informações para sociedade.

Este acordo resulta a Lei de Acesso à Informação (LAI), que proporcionou ao Ministério Público, a elaboração de um trabalho articulado para promover a transparência e a cultura de dados e o aperfeiçoamento dos mecanismos de divulgação das políticas conduzidas pelo órgão.

O Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), do Ministério da Justiça (MJ), publicou, nesta quarta-feira (28), a base de dados do Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas no Portal Brasileiro de Dados Abertos (dados.gov.br).

Este foi o primeiro conjunto divulgado neste formato pelo ministério e é formado pelas reclamações dos cidadãos brasileiros finalizadas pelos Procons Integrados ao sistema.

Os dados são abertos quando permitem a sua utilização, cruzamento e compartilhamento por qualquer pessoa. O dados.gov.br é gerenciado pelo Ministério do Planejamento (MP) e tem o objetivo de funcionar como uma referência de catálogo para esses dados do governo federal.

É possível encontrar no sítio, por exemplo, dados sobre os fornecedores do governo federal, as transferências voluntárias realizadas pela União e também acompanhar o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

De acordo com a secretária nacional do consumidor, Juliana Pereira da Silva, os dados do Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas tem de funcionar como uma fonte de divulgação da conduta do mercado brasileiro frente aos consumidores.

"O dado de reclamação do consumidor é público e tem de ser utilizado cada dia mais pela sociedade brasileira", explica.



sábado, 24 de novembro de 2012

Encontro com Milton Santos

O mundo global visto do lado de cá, também é o outro nome para o documentário de Silve Tendler. O documentarista revela, através do olhar observador e crítico de Milton Santos, os contrastes da globalização. 

Milton Santos foi um grande intelectual brasileiro. Suas obras acerca da Geopolítica Mundial, sobretudo o olhar dos resultados da globalização são abordados de forma única. Sempre com uma crítica contundente da chamado globalitarismo

Para aqueles que possuem dúvidas sobre o contexto da pós-modernidade, da conjuntura cultural e econômica da nova fase do capitalismo mundial é imprenscindível que assista esse filme. 

Através de imagens de acontecimentos no mundo afora, Milton Santos fala sobre o modelo perverso de globalização. Um mundo no qual é dividido pelos que têm e pelos que sofrem as consquências de um sistema que visa poder e lucro.







domingo, 18 de novembro de 2012

Cidades que decretaram Feriado no dia 20 de Novembro - Palmares

No Brasil, o dia 20 de novembro representa um importante momento da história, especialmente para 52% da população brasileira, que é representada por pretos e pardos. A data lembra a morte do líder Zumbi dos Palmares, que lutou pela libertação dos negros escravizados, durante o período colonial no país. Apesar da data ter sido instituída como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra pela Lei 12.519/2011, ainda não é considerada feriado nacional.
A adesão ao feriado ou instituição de ponto facultativo é decisão legal de cada estado ou município. Mais de 700 cidades já adotaram feriado, no Dia da Consciência Negra. A data é considerada como uma ação afirmativa de promoção da igualdade racial e uma referência para a população afrodescendente dedicada à reflexão sobre as consequências do racismo e sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.  
Caso seja sancionado pela presidente Dilma Rousseff, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, será o primeiro feriado do país originário da mobilização do movimento negro e o nono feriado nacional, juntamente com as seguintes datas: 1º de janeiro (Confraternização Universal), 21 de abril (Tiradentes), 1º de maio (Dia do Trabalho), 7 de setembro (Independência do Brasil), 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida), 2 de novembro (Finados), 15 de novembro (Proclamação da República) e 25 de dezembro (Natal).
Há ainda quatro datas comemorativas flexíveis, as quais, embora popularmente conhecidas como feriados nacionais, não são reconhecidas pela legislação brasileira – Terça-feira de Carnaval, Sexta-feira da Paixão, Domingo de Páscoa e o Corpus Christi.
Celebrações - As atividades alusivas a este dia, são celebradas ao longo de todo mês de novembro, ampliando os espaços de discussão sobre as questões raciais. Um número cada vez mais significativo de entidades da sociedade civil, principalmente o movimento negro, tem se mobilizado em todo o país, em torno da participação do negro nas diferentes áreas da sociedade: emprego, educação, segurança, saúde, entre outras.
Zumbi - Zumbi foi um dos principais líderes do Quilombo do Palmares, em Alagoas, área usada pelos escravos para fugir do domínio dos senhores de engenho. As primeiras referências à Palmares são de 1580, na região da Serra da Barriga, onde fica hoje o Parque Memorial Quilombo dos Palmares.  Há estimativas de que o quilombo resistiu mais de 100 anos.
O líder do Quilombo dos Palmares, no final do século XV, era Ganga Zumba, tio de Zumbi. Em 1678, o governador da Capitania de Pernambuco ofereceu um acordo de paz a Ganga Zumba, que aceitou, mas nem todos concordaram. Aconteceu, então, uma rebelião, liderada por Zumbi, que governou o grupo por 15 anos. Foram necessárias 18 expedições do governo português, liderados por bandeirantes, para erradicar Palmares.
Zumbi adotou uma estratégia de defesa baseada em táticas de guerrilha. Os bandeirantes descobriram, através de um delator, o esconderijo do líder. E em 20 de novembro de 1695, eles mataram Zumbi em uma emboscada. Sem outra liderança, Palmares sobreviveu até 1710, quando se desfez. Desde 1995, Zumbi faz parte do panteão de Herois da Pátria.
Hoje, os quilombolas, nome dado aos descendentes dos moradores dos antigos quilombos, são reconhecidos e suas áreas são demarcadas, a fim de protegê-los, contribuindo para a manutenção das tradições e a ancestralidade da cultura negra. Atualmente, 2002 comunidades remanescentes dos quilombos estão certificadas pela Fundação Palmares e 1711 certidões foram emitidas.


Fonte: Fundação Cultural Palmares