É, após as eleições, campanhas, "corridas eleitorais", candidatos faz tudo, panfletos, programas de televisão, tudo chega ao fim. Na verdade é apenas o começo de mais uma etapa.
Esperamos que seja uma etapa com compromissos e respeito à democracia. Respeito as pessoas. Cansei de ouvir candidatos que nada fizeram ou têm a acrescentar.
Espero também que as pessoas participem mais. Não adianta votar. Da mesma forma que não adianta esperar que os "representantes" do povo façam. O trabalho deve ser diagnosticado, vistoriado, observado.
Cidadania plena é participar dos processos de decisão. Ir até a escola pública e participar. Ir nas reuniões dos conselhos de saúde. Conversar com a polícia da região a respeito da polícia comunitária.
Aprendam a participar. Solicitem educação para a cidadania e a política não será mais chata, não terá mais politicagem e sim participação e democracia!
Uma boa seria se a Assembléia Legislativa, de MS, fizesse um curso voltado para cidadania, participação e política para a comunidade.
Varios institutos realizam esse trabalho no Brasil afora. Aqui é chegado a hora!
Pensem nisso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário