sábado, 10 de agosto de 2019

Bolsas para pós-graduação em 4 países






Chile
O Programa de Bolsas de Cooperação Horizontal da Agência de Cooperação Internacional do Chile (AGCID) recebe inscrições até 27 de setembro. As bolsas serão destinadas a estudos de Mestrado no Chile são para cursos em diversas áreas. No edital deste ano participam 29 universidades que ofertam uma gama enorme de cursos. São oportunidades nas áreas de humanas, exatas, saúde e muito mais. Mais informações, acesse: https://partiuintercambio.org/wp-content/uploads/2018/05/bolsas-para-mestrado-no-chile-2020-agcid-partiu-intercambio-compressed.pdf
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Estados Unidos
A American Association of University Women (AAUW), uma associação americana com foco no empoderamento feminino, está recebendo candidaturas para a edição de 2020-2021 do seu programa de bolsas de pós-graduação para mulheres nos EUA. As bolsas têm o objetivo de dar suporte para mulheres não americanas que queiram fazer pós-graduação, mestradodoutorado ou pós-doutorado no país. As inscrições podem ser feitas online e estão abertas até o dia 15 de novembro de 2019. Mais informações, acesse: https://www.aauw.org/what-we-do/educational-funding-and-awards/international-fellowships/if-application/
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Canadá
O objetivo do Programa Vanier é atrair estudantes qualificados para as universidades do Canadá. O auxílio oferecido pelo programa é de 50 mil dólares canadenses por ano. As bolsas para doutorado no Canadá têm duração de três anos. Quem deseja concorrer a uma das bolsas para doutorado no Canadá deve se candidatar através da instituição na qual deseja estudar. Esta, por sua vez, irá nominar aqueles que forem pré-selecionados. Os prazos para inscrição variam conforme a universidade. No entanto, as instituições devem fazer as indicações até o dia 6 de novembro. Mais informações, acesse: http://vanier.gc.ca/en/home-accueil.html
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Japão
Está aberto até o dia 29 de novembro o edital do programa da Unesco em parceria com o governo japonês que concede bolsas para pesquisa no exterior. Ele oferece 10 bolsas a candidatos provenientes de países em desenvolvimento. As bolsas para pesquisa no exterior têm duração mínima de três e máxima de nove meses. Elas devem ter início a partir de junho de 2020 e a pesquisa deve ser finalizada até fevereiro de 2021. O candidato pode indicar dois países diferentes para realização da investigação. Mais informações, acesse: https://en.unesco.org/fellowships/keizo-obuchi/institutional-page/new-cycle-2019



Fonte: Arelin - Acessoria de Relações Internacionais da UEMS.

segunda-feira, 29 de julho de 2019

ONU condena governo brasileiro pelo assassinato de líder indígena

247 - A Organização das Nações Unidas (ONU) condenou a morte de um índio na Aldeia Mariry, no Amapá. A alta comissária para Direitos Humanos, Michelle Bachelet, pediu ao governo de brasileiro de Jair Bolsonaro que reconsidere sua proposta de abrir mais áreas da Amazônia para mineração.
Em um comunicado, Bachelet disse que a morte do indígena é um "sintoma perturbador do crescente problema de invasão de terras indígenas - especialmente florestas - por garimpeiros, madeireiros e fazendeiros no Brasil".
"Exorto o governo do Brasil a agir de forma decisiva para deter a invasão dos territórios indígenas e garantir o exercício pacífico de seus direitos coletivos sobre suas terras."
Emyra Waiãpi, de 62 anos, foi morto no dia 23 de julho. Ele é um dos líderes do povo Waiãpi, cujos indígenas denunciaram a invasão por garimpeiros. A Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Ministério Público Federal (MPF) estão investigando as circunstâncias da morte.
Bolsonaro, por sua vez, se adiantou às investigações e afirmou nesta segunda que não há "nenhum indício forte" de que o indígena tenha sido assassinado.
O presidente já afirmou que tem a "intenção" de regulamentar o garimpo, incluindo a liberação da atividade em terras indígenas.
"É intenção minha regulamentar o garimpo, legalizar o garimpo, é intenção minha, inclusive para índio. Tem que ter o direito de explorar o garimpo na tua propriedade. A terra indígena é como se fosse propriedade dele", disse o presidente. "É intenção minha regulamentar o garimpo, legalizar o garimpo, é intenção minha, inclusive para índio. Tem que ter o direito de explorar o garimpo na tua propriedade. A terra indígena é como se fosse propriedade dele", disse o presidente.

https://www.brasil247.com

domingo, 2 de junho de 2019

Dicas para gravação de aulas: não grave aulas tradicionais!

Adaptado do asannini.blogspot.com

Fonte: https://eadbox.com

  • Tenha um Roteiro. A aula da cabeça do professor não provoca a empatia necessária para um conteúdo na web. Diferentemente da sala de aula, o professor não tem como saber o clima dos alunos para improvisar. Ou seja, não improvise, tenha roteiro.
  • Fazer edição adequada. Sem cortes secos, com boa captação de áudio, com imagens assertivas.
  • Gravar em um estúdio. Gravar em uma sala de aula comum, sem iluminação, aparelhos, instrumentos necessários terá um resultado medíocre. Tenha um ambiente controlado, se possível trabalhe com chroma key.
  • Não entregue vídeos extensos. A geração z e, a alpha, não se engajam em vídeos longos. 
  • Treine técnicas de apresentação na frente da câmera com um roteiro pré-definido.
  • Migre para o mundo da vídeo aula, deixando a aula tradicional para a sala de aula presencial.
  • Tenha uma plataforma de vídeo para gerenciar seus vídeos.
  • Saiba mais e acesse: http://asannini.blogspot.com/2017/08/onde-as-produtoras-erram-na-hora-de.html

Ebook Estúdio de gravação da Sambatech: grave sua videoaula

Fonte: https://pt.scribd.com/document/369918111/E-Book-Estudio-de-Gravacao

J.S.Bach - Suite I "Preludio - Presto" Perfeito!




Apresentação maravilhosa, com sentimento e perfeição. O músico se apresenta em toda a Alemanha, Itália e República Tcheca.  Nascido em 1988 em Zaporrichia, na Ucrânia, aos 12 anos recebe as primeiras aulas de violão. 

quinta-feira, 23 de maio de 2019

Conheça o Lúmina da UFRGS

Fonte: Disponível em: https://lumina.ufrgs.br/>



Lúmina é uma plataforma de cursos disponível online. Qualquer pessoa pode fazer o curso. O bacana é que é produzido por professores universitários - estudantes e técnicos também. Ou seja, você terá um conteúdo de ponta, com didática certa e aprofundamento adequado ao tema escolhido.

O curso é disponibilizado pelo portal https://lumina.ufrgs.br/faq/, de acesso gratuito para qualquer pessoa. Outra informação superimportante : há um atestado de participação que o cursista pode imprimir.

O que são MOOCs [Massive Open Online Courses]?
MOOC é um tipo de curso aberto, ofertado em plataformas de ensino, com o intuito de oferecer a oportunidade de ampliar conhecimentos para um grande número de pessoas. Os cursos ofertados no formato MOOC podem ser ou não certificados e, geralmente, não exigem pré-requisitos para a sua realização.

Como faço para acessar os cursos no Lúmina?
O primeiro passo é se cadastrar no Lúmina, clicando em "cadastre-se". Preencha todos os seus dados confirme seu cadastro respondendo ao email automático que será enviado. Depois disso, basta você se inscrever no curso desejado e terá acesso a todos os conteúdos deste curso.Sim. Em alguns casos, pode ser indicado material de apoio que deve ser adquirido pelo estudante, como livros, por exemplo. Mas todo o material desenvolvido pelo professor está disponível.

Há professores ou tutores nos cursos?
Os cursos disponibilizados no Lúmina são de caráter autoformativo, ou seja, a princípio não há mediação de um professor ou tutor. É possível que em alguns cursos haja mais interação, mas todos os cursos são projetados para acontecer independentes de mediação. O material de cada curso foi organizado por professores, estudantes e técnicos da UFRGS e seguem uma sequência que permite que o estudante avance no seu ritmo.


Escolha a área de seu interesse e bons estudos!





Fonte:  FAQ do portal Lúmina. Disponível em: <https://lumina.ufrgs.br/faq/> acesso em maio. 2019

segunda-feira, 20 de maio de 2019

As tiras da Mafalda: conteúdos de Geografia em quadrinhos


A área de Geografia do CEPAE - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, está disponibilizando As tiras da Mafalda: conteúdos de Geografia na linguagem de quadrinhos, a toda comunidade estudantil e também aos professores de Geografia das várias escolas e também a professores de outras disciplinas. Você pode salvar o trabalho em pdf no seu computador através dos links abaixo:
Tiras da Mafalda parte 1
Tiras da Mafalda parte 2
Tiras da Mafalda parte 3
Tiras da Mafalda parte 4
Tiras da Mafalda parte 5
Tiras da Mafalda parte 6
Tiras da Mafalda parte 7



Fonte: https://maiscienciashumanas.blogspot.com/2019/02/as-tiras-da-mafalda-conteudos-de-geografia-em-quadrinhos.html

sexta-feira, 8 de março de 2019

Compare o seu salário com o dos habitantes do seu estado e do Brasil

O Nexo preparou uma calculadora para você comparar seu salário com o dos habitantes do seu estado e do Brasil. Este interativo foi publicado em 11 de janeiro de 2016 e, em janeiro de 2018, os dados foram atualizados. Você insere o valor do seu salário mensal (bruto) e o compara com a realidade dos demais brasileiros. Além disso, também compara o que você ganha com o salário de um deputado federal, e com os de um juiz de primeira instância, de um médico e de um professor da educação básica de seu estado. Veja abaixo:

Link para matéria: https://www.nexojornal.com.br/interativo/2016/01/11/O-seu-sal%C3%A1rio-diante-da-realidade-brasileira









Fonte: https://www.nexojornal.com.br/interativo/2016/01/11/O-seu-sal%C3%A1rio-diante-da-realidade-brasileira

sexta-feira, 1 de março de 2019

Projetos de Lei sobre a educação no Congresso Nacional

Projeto de LeiAutoriaO que propõe?
PL 7181/2014Deputado Erivelton Santana – PSC/BAParâmetros curriculares nacionais no ensino básico, com precedência dos valores familiares sobre a educação escolar

PL 867/2015Deputado Izalci – PSDB/DFInclui na LDB o Programa Escola sem Partido.

PL 6005/2016Deputado Jean Wyllys – PSOL/RJInstitui o programa “Escola Livre” em todo o território nacional.

PL 1859/2015Diversos deputadosAcréscimo de parágrafo único à LDB para impedir a ideologia de gênero ou orientação sexual na educação.

PL 5487/2016Professor Victório Galli – PSC/MTProibição de orientação ou distribuição de livros às escolas públicas, pelo MEC, que versem sobre a orientação de diversidade sexual para crianças e adolescentes.

PL 10577/2018Cabo Daciolo – PATRI/RJAlteração da LDB para estabelecer diretriz que proíba a disseminação de ideologia de gênero nas escolas.

PL 10659/2018Delegado Waldir – PSL/GOAlteração na LDB para proibir a doutrinação política, moral, religiosa ou ideologia de gênero nas escolas.
PL 8933/2017Pastor Eurico – PHS/PEAlteração na LDB para proibir ensino sobre educação sexual sem autorização prévia dos pais ou responsáveis legais.

PL 9957/2018Jhonatan de Jesus – PRB/RRAcrescenta à LDB diretriz que proíba a doutrinação na escola.

PL 10997/2018Dagoberto Nogueira – PDT/MSInstitui a Política Nacional de Liberdade para Aprender e Ensinar, garantindo a professores e alunos a livre manifestação de pensamento e opiniões.

Não é não! A importunação sexual e os crimes contra a mulher no carnaval!

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Um novo prodígio da guitarra espanhola emociona jurados





Durante a apresentação na Espanha como calouro no programa "Got Talent 2019" [uma espécie de the voice], o guitarrista emocionou a plateia e os jurados. Uma das juradas, que se comoveu e chorou muito, disse que a canção interpretada com delicadeza  e sentimento lembrava bastante a sua infância. "Te quero graça e felicidade" disse a mesma jurada.
Ouvindo a canção, parece muito com toques de Paco de Lucia e, por que não, Segovia e outros tantos virtuoses no violão.

Confira a canção denominada "Rabia Dulce" [Raiva doce] tocada por Rubén Jordán abaixo.