terça-feira, 25 de março de 2014

Avaliação de Sociologia - 2º Ano do Ensino Médio - II



1-      “De acordo com o senso comum, ter cultura era ser uma pessoa “culta”, detentora da razão e do conhecimento das coisas”. Cultura para a antropologia pode ser definida como:
a)      Conjunto de características naturais de um povo, que nascem com o indivíduo.
b)      Conjunto de conhecimentos, crenças, hábitos, normas e costumes adquiridos pelos indivíduos.
c)      Diferenças entre a humanidade devido as características biológicas, fisiológicas das ciências naturais.
d)     Significa um grupo de povos primitivos que são nativos de uma região.
e)      O saber etnográfico.

2-      Etnia é:

a)      Conjunto de características naturais de um povo, que nascem com o indivíduo.
b)      Diferenças entre a humanidade devido as características biológicas, fisiológicas das ciências naturais.
c)      Significa um grupo de povos primitivos de uma região.
d)     Grupo de indivíduos que possuem uma origem comum e mesmos laços morais, linguísticos.
e)      Relativizar os costumes dos povos.




3-      O Brasil foi colonizado e teve contato com vários povos. Dizemos que há muita diversidade cultural no Brasil. A diversidade cultural pode ser definida como:

a)      Diferenças de povos que se encontram em estágios diferentes de evolução.
b)      Diferentes valores, crenças, hábitos, normas e costumes adquiridos pelos indivíduos.
c)      Diferenças entre a humanidade devido a intolerância para com o diferente.
d)     Significa um grupo de povos primitivos de uma região que fazem contato com os brancos.
e)      Diferentes formas de manutenção do status quo.

4-      Antropólogos utilizam um recurso para descrever costumes, hábitos, regras, religião, arte dos povos. Essa parte da antropologia é:

a)      Chamada de Darwinismo Social.
b)      Chamada de Etnografia.
c)      Chamada de Pesquisa participante.
d)     Chamada de Etnologia.
e)      Chamada de Etnocentrismo.




“A mente não tem gênero”
Mary Wollstonecraft

Avaliação Sociologia 1º Ensino Médio



1-      A sociologia surge em qual contexto sócio histórico? [1,0]

a)      Grécia Antiga.
b)      Feudalismo.
c)      Capitalismo.
d)     Antiguidade.
e)      Revolução Francesa.

2-      Um lugar com uma produção mais organizada, com a acentuação da divisão de funções, onde o artesão ia deixando de participar do processo inteiro de produção da mercadoria. Este lugar é a: 

a)   Corporações de ofício.
b)   Fábrica.
c)   Mercado.
d)  Feira.
e)   Feudos.

3-      Sobre as relações sociais estabelecidas entre os homens no processo de produção capitalista, podemos afirmar que:

a)    Dividem os homens entre proprietários e não-proprietários dos meios de produção.
b)   Entre o capitalista e o trabalhador há uma relação de igualdade.
c)    Todas as classes vendem sua força de trabalho.
d)   Há a divisão entre senhores, servos e o clero.
e)    As relações são baseadas na cultura e não na economia.

4-      A Socialização é um processo no qual:

a)                       Educação formal do sujeito.
b)                      Integração entre o governo e a sociedade.
c)    Os indivíduos criam a sociedade e são criados por ela.
d)   Os individuos são formados no âmbito do grupo.
e)    A Sociedade civil é organizada no Estado.


5-      Abaixo há uma imagem que representa o processo de produção capitalista. Quais foram os fatores principais que romperam com a ordem social anterior ao Capitalismo? 


a)    Artesanato; agricultura; servidão; surgimento das fábricas.
b)   Propriedade privada; agricultura; servidão; surgimento das fábricas.
c)    Propriedade privada; sociedade industrial, igualdade de classes; corporações de ofício;
d)   Surgimento da máquina a vapor; feudos; compartilhamento de terras; capital privado; surgimento dos operários;
e)    Surgimento da máquina a vapor; propriedade privada, surgimento das fábricas, surgimento da classe operária.



6-       Ainda que cada sujeito tenha sua individualidade, esta se constrói no contexto das relações sociais com os diferentes grupos e instituições dos quais ele participa. Assinale a alternativa que apresenta as principais instituições que realizam a Socialização

a)                            Polícia; Estado; SUS; Universidade;
b)                            Exercito; Família; comunidade; Igreja;
c)                            Hospital; Estado; Comunidade; Escola;
d)                           Escola; Estado; Igreja; Família;
e)                            Televisão; Igreja; Escola; Internet;

7-      Instituições que realizam o processo de socialização informal são: 

a)                            Polícia; Estado;
b)                            Família; Escola;
c)                            Universidade; Grupo de Amigos;
d)                           Estado; Escola;
e)                            Família; Grupo de Amigos;

segunda-feira, 17 de março de 2014

Abaixo assinado IPI Zero para bicicletas


Segundo o IBGE, 40% daqueles que se utilizam da bicicleta como meio de transporte no Brasil têm renda familiar de até R$ 1.200. São estes os brasileiros mais afetados pela alta tributação, que tolhe o acesso a um produto de mais qualidade e com valores mais justos, favorecendo a migração para outros meios de transporte, especialmente os motorizados.
A isenção do IPI para bicicletas, partes e peças é uma medida urgente e necessária, tanto para fomento do mercado, quanto para que o valor final da bicicleta esteja mais ajustado ao bolso dos brasileiros. Estudos indicam que zerando o IPI para bicicletas, que hoje é de 10%, o Brasil teria um aumento de 11,3% nas vendas de bicicletas. Isto significa mais arrecadação para o governo federal (através de outros tributos já cobrados), mais pessoas pedalando e, principalmente, mais qualidade de vida em nossas cidades.





Hoje o Brasil é o 3º maior produtor de bicicletas no mundo, perdendo apenas para a China e para a Índia. É o 5º maior consumidor de bicicletas no mundo, representando uma fatia de 4,4% do mercado internacional. No entanto, quando observamos o consumo per capita de bicicletas, caímos para a 22ª colocação, o que significa um mercado emergente e um potencial de crescimento enorme.
Do ano de 2008 para cá temos visto, infelizmente, um encolhimento gradual da produção e do consumo de bicicletas no Brasil. Contrariando, inclusive, a tendência mundial que aponta que, de 1970 até 2007, a produção de bicicletas foi 2,6 vezes superior a de automóveis.
A isenção do IPI para bicicletas, partes e peças, portanto, é apenas uma das medidas urgentes para corrigir esta desigualdade socioeconômica que freia o desenvolvimento de uma cultura da bicicleta no Brasil.



link no youtube AQUI


Acesse o abaixo assinado:
https://www.change.org/pt-BR/peti%C3%A7%C3%B5es/ipi-zero-para-bicicletas#share

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Livros acadêmicos para download - Cultura Acadêmica

A Universidade Estadual Paulista (UNESP), através da Cultura Acadêmica (um dos braços de sua editora principal), está disponibilizando mais de 120 títulos acadêmicos em formato digital para download gratuito. Os livros estão divididos em 30 áreas do conhecimento e são voltados para estudantes de graduação e pós-graduação que precisam de material de apoio para desenvolver projetos acadêmicos.
Veja listagem:

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Manual de Práticas de Igualdade de Gênero

Ações em prol de um ambiente de trabalho livre do sexismo e do racismo têm destaque no Manual de Práticas de Igualdade da 4ª Edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. O lançamento aconteceu nesta terça-feira (18).
O programa Pró-Equidade de Gênero e Raça é uma iniciativa do governo federal com o apoio da Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
As boas práticas contidas no manual integram a seleção publicada de ações de cada uma das 57 entidades que obtiveram o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça.
Atualmente na sua 5ª edição, o programa premia com o selo as organizações que incentivam a autonomia econômica e a igualdade entre mulheres e homens no mundo do trabalho, considerando a diversidade de raça e etnia.
Para acessar o manual, clique aqui.

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Abaixo-assinado para barrar candidatos ficha suja!

Abaixo-assinado na Internet visa garantir que candidatos “ficha suja” sejam barrados pelo TSE

Campanha promovida pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) solicita que Tribunal Superior Eleitoral inclua as certidões cíveis na documentação exigida para o registro de candidaturas

As eleições estão se aproximando e, de acordo com o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), ainda não há garantia de que todos os candidatos "ficha suja" terão suas candidaturas barradas pela Justiça Eleitoral. Por isso, a organização, que liderou o processo na aprovação da chamada Lei da Ficha Limpa, promove uma campanha pela Internet, visando sensibilizar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a situação.  

Na avaliação do MCCE, o problema é que no processo de registro das candidaturas são exigidas somente as certidões criminais e não as certidões cíveis dos candidatos.

“Sem as certidões cíveis fica difícil enquadrar candidatos ‘ficha suja’ dentro da Lei da Ficha Limpa, pois não haverá como checar se estes candidatos respondem aos processos cíveis que os eliminariam das eleições”, argumenta o documento da campanha que está circulando nas redes sociais.

Com o objetivo de fechar essa brecha aos candidatos “ficha suja”, o MCCE solicita que os cidadãos assinem um abaixo-assinado dirigido ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), solicitando que o órgão inclua as certidões cíveis na documentação exigida para o registro de candidaturas.

Os ministros do TSE têm somente até o dia 5 de março para aprovar a resolução que resolveria o problema. “Não é muito tempo, mas acreditamos que, com a pressão da sociedade, conseguiremos chamar atenção para esta resolução que é tão simples e ao mesmo tempo totalmente viável”, afirma o texto da campanha.

Acesse o link abaixo e apoie o abaixo-assinado, que já foi subscrito por mais de 28 mil pessoas.
https://www.change.org/pt-BR/peti%C3%A7%C3%B5es/ministros-do-tribunal-superior-eleitoral-aceite-certid%C3%B5es-c%C3%ADveis-no-registro-de-candidaturas-para-as-elei%C3%A7%C3%B5es-de-2014?utm_source=action_alert&utm_medium=email#share


Fonte: ABRACCI

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

A linguagem dos Bancos


Medium_ti_finance
Imagem: Transparência Internacional


Se você ainda não se matriculou na academia, não se preocupe! Mude sua promessa de ano novo: aprender uma nova língua. Mas precisa ser uma que traga mais resultados do que uma bebida ou o caminho da piscina. É hora de aprender a língua do mundo financeiro – e acredite, você vai precisar disso!

Para que o desafio fique mais fácil, a Transparência Internacional (TI), organização que a AMARRIBO representa no Brasil, elaborou um Glossário Financeiro. É fundamental a promoção da transparência, da integridade e da responsabilização dentro das instituições financeiras e empresas em geral para reprimir o comportamento corrupto e antiético.
A indignação pública raramente se volta ao setor financeiro. Uma das razões é o fato das empresas e das instituições financeiras serem vistas, muitas vezes, como instituições complexas, cercada de termos e jargões difíceis de entender. O Glossário Financeiro da TI destina-se a explicar e esclarecer os principais termos de forma clara e simples. O Glossário está disponível para download em inglês e espanhol aqui.
Para começar, aqui estão alguns termos que você vai escutar bastante neste ano:
Recuperação de Ativos: é o processo legal em que um país, um governo e/ou um cidadão recupera recursos, patrimônios e/ou outros bens, roubados pela corrupção, que estão em outra jurisdição.
A recuperação dos ativos decorrentes de atos de corrupção é uma questão essencial na luta contra os efeitos da corrupção. Nos diversos países que apresentam altos níveis de corrupção, a recuperação de ativos é importante não só para aumentar a confiança no governo, mas também para reaver os recursos necessários para o desenvolvimento do país.
Por essas razões, a recuperação de ativos foi definida como um dos principais temas da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, prevendo ampla cooperação e assistência entre os Estados Partes com relação à restituição de ativos. Os governos devem forte cooperação entre suas agências nacionais e para permitir um fluxo mais rápido e eficaz de informações, e também para criar estruturas legais que permitam que os casos de recuperação de ativos sejam julgados com eficiência.
Lavagem de Dinheiro: é o processo ilegal de alterar a origem, a propriedade ou o destino de um recurso, com o objetivo de esconder o ato do desvio do dinheiro e a prática ilícita por trás dele fazendo com que a transferência pareça legal. É dar fachada de dignidade a dinheiro de origem ilegal.
O crime, muitas vezes, é um negócio, ou seja, tem objetivo de lucro. Os fundos são gerados através de atividades ilegais como trafico de drogas, corrupção, comércio de armas, prostituição, crimes de colarinho branco, terrorismo, extorsão, fraude fiscal entre outros, que são encobertos. Os responsáveis por essas operações fazem com que os valores obtidos através das atividades ilícitas sejam dissimulados ou escondidos, aparecendo como resultado de operações comerciais legais e que podem ser absorvidas pelo sistema financeiro, naturalmente.
Empresas de fachada e laranjas são utilizadas em lavagem de dinheiro. Governos devem estabelecer a obrigatoriedade de registros públicos para divulgação dos fundos de investimentos das empresas, dificultando assim atos ilícitos.
Beneficiário Efetivo: é a pessoa que, em última análise, possui, controla ou se beneficia de uma empresa, seus fundos e rendas. Quando as empresas não são obrigadas a fornecer detalhes sobre seus beneficiários efetivos, fica mais fácil a realização de atos corruptos e lavagem de dinheiro através dela.
É importante saber quem está por trás de uma empresa. Em 2013, o Reino Unido se comprometeu a exigir essa informação de suas empresas em registros obrigatórios e abertos ao público. Em 2014, o Parlamento Europeu deverá votar sobre o mesmo tema e estabelecer registros, assim como as Ilhas Cayman e Ilhas Virgens Britânicas, que estão realizando consultas sobre o tema.
Paraísos Fiscais: são as jurisdições, incluindo cidades, estados ou países, que concedem um tratamento fiscal que beneficia quem não mora no local, e possui taxas mínimas de impostos, atraindo assim prestadores de serviços financeiros. Devido ao fato de muitos paraísos fiscais serem jurisdições sigilosas, eles servem como abrigo para operações ilegais.
Para evitar esse tipo de operação econômica é importante que os paraísos fiscais elevem seus padrões de transparência, responsabilidade e integridade.
Quer conhecer mais jargões financeiros? Acesse aqui a aprenda outros termos.


Fonte: Amarribo Brasil

sábado, 25 de janeiro de 2014

Sabe estudar em casa?




Estudar em casa não é fácil como parece. Estudar na escola, com professor, com equipe escolar e condições para o desenvolvimento das disciplinas são uma coisa, em casa é diferente.
Acesse e responda o questionário abaixo - apenas 10 perguntas, sobre a maneira que você realiza os estudos em casa, na tranquilidade e conforto do lar.



Clique aqui para responder ao questionário

Ou acesse o link abaixo:

QUESTIONÁRIO: Você sabe estudar em casa?



quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Campanha Chega de Aperto

Em dois meses de campanha, a plataforma reuniu 604 denúncias sobre o transporte público de sete cidades do País


A campanha Chega de Aperto, criada pelo Idec em dezembro de 2013, cresce mais a cada dia e conquista mais passageiros informados sobre seus direitos. A campanha começou a partir de uma pesquisa realizada pelo Idec que apresentou 146 irregularidades no transporte público de São Paulo e Belo Horizonte, tanto no ônibus como no metrô.
 
Desde o dia 9/12, o site (http://chegadeaperto.org.br) recebe denúncias, em forma de relatos e fotos, e apoios à campanha por um transporte público de qualidade. Nesta plataforma os passageiros ainda podem ler sobre seus direitos no transporte público e começar uma campanha igual em sua cidade.
 
O Idec já realizou duas ações de rua para entregar um porta-bilhete (para proteger os cartões magnéticos de pagamento das tarifas de ônibus, metrôs e trens) que traz o resumo dos direitos no transporte público e como fazer quando o cidadão tiver algum problema, como superlotação, acidente ou falha do serviço. Veja como foi aqui
 
Além de São Paulo e Belo Horizonte, mais cinco cidades já fazem parte da plataforma e constam no filtro de denúncias: Salvador, Porto Alegre, Ponta Grossa, Cotia e São Bernardo do Campo.
 
As principais queixas são: pontos de ônibus precários, estruturas do veículo quebradas (ex: assentos caídos), superlotação, atrasos, ausência de informação sobre as linhas e seus horários, má condução dos motoristas de ônibus, dentre outros.

domingo, 12 de janeiro de 2014

SINESP Cidadão - Aplicativo de consulta de veículos roubados

O SINESP Cidadão é um aplicativo que permite ao cidadão consultar informações de veículos roubados e furtados, registrados na base nacional do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito). Após instalar o aplicativo, basta o cidadão digitar a placa para saber a situação do veículo. Em caso afirmativo para o registro de furto ou roubo, aparecerá a informação destacada em vermelho. Ao tocar nesta informação o aplicativo realiza uma ligação para a Polícia através no número 190.
Aplicativo
Em caso de clonagem de placa o usuário deve observar no resultado da consulta, se as informações referente a marca / modelo / cor conferem com o veículo cuja a placa foi consultada.
Vale destacar, que nenhum cidadão deve fazer abordagem ou se aproximar de veículos cadastrados no sistema com registro positivo de furto, roubo ou clonagem de placa, devendo acionar a Polícia pelo telefone 190 para que uma equipe seja direcionada ao local, onde será feita a checagem das informações.
A iniciativa do Governo Federal através do SINESP Cidadão tem como objetivo possibilitar a consulta de dados de veículos cadastrados na base nacional do DENATRAN, ampliando a inclusão digital e a proteção da sociedade brasileira, com a participação de todos os cidadãos.
O aplicativo foi idealizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), órgão do Ministério da Justiça e desenvolvido juntamente com o Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO).

Para baixar o app, acesse a loja do Google (Play) e procure por SINESP CIDADÃO, ou acesse o link abaixo:
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.sinesp.cidadao.android