A campanha Chega de Aperto, criada pelo Idec em
dezembro de 2013, cresce mais a cada dia e conquista mais passageiros
informados sobre seus direitos. A campanha começou a partir de uma
pesquisa realizada pelo Idec que apresentou 146 irregularidades no
transporte público de São Paulo e Belo Horizonte, tanto no ônibus como
no metrô.
Desde o dia 9/12, o site (http://chegadeaperto.org.br)
recebe denúncias, em forma de relatos e fotos, e apoios à campanha por
um transporte público de qualidade. Nesta plataforma os passageiros
ainda podem ler sobre seus direitos no transporte público e começar uma
campanha igual em sua cidade.
O
Idec já realizou duas ações de rua para entregar um porta-bilhete (para
proteger os cartões magnéticos de pagamento das tarifas de ônibus,
metrôs e trens) que traz o resumo dos direitos no transporte público e
como fazer quando o cidadão tiver algum problema, como superlotação,
acidente ou falha do serviço. Veja como foi aqui.
Além de São Paulo e Belo Horizonte, mais cinco cidades já fazem parte
da plataforma e constam no filtro de denúncias: Salvador, Porto Alegre,
Ponta Grossa, Cotia e São Bernardo do Campo.
As principais queixas são: pontos de ônibus precários, estruturas do
veículo quebradas (ex: assentos caídos), superlotação, atrasos, ausência
de informação sobre as linhas e seus horários, má condução dos
motoristas de ônibus, dentre outros.
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