1-
De
acordo com o senso comum, ter cultura era
ser uma pessoa “culta”, detentora da razão e do conhecimento das coisas”. O que é cultura
para a antropologia?
a)
Conjunto
de características naturais de um povo, que nascem com o indivíduo.
b)
Conjunto
de conhecimentos, crenças, hábitos, normas e costumes adquiridos pelos
indivíduos.
c)
Diferenças
entre a humanidade devido as características biológicas, fisiológicas das
ciências naturais.
d)
Significa
um grupo de povos primitivos que são nativos de uma região.
e)
O saber
etnográfico.
2-
Etnia é:
a)
Conjunto
de características naturais de um povo, que nascem com o indivíduo.
b)
Diferenças
entre a humanidade devido as características biológicas, fisiológicas das
ciências naturais.
c)
Significa
um grupo de povos primitivos de uma região.
d)
Grupo de
indivíduos que possuem uma origem comum e mesmos laços morais, linguísticos.
e)
Relativizar
os costumes dos povos.
3-
Abaixo há uma imagem que representa um homem
em ritual de uma religião e um grupo de pessoas de outra religião
ridicularizando a prática do outro. Com base na imagem é possível constatar
uma:
a)
Forma de
culto primitivo de pessoas selvagens.
b)
Intolerância
devido ao Relativismo Cultural.
c)
Diferenças
entre a humanidade devido as características naturais de culto.
d)
Intolerância
devido ao Etnocentrismo.
4-
O Brasil
foi colonizado e teve contato com vários povos. Dizemos que há muita
diversidade cultural no Brasil. A diversidade
cultural pode ser definida como:
a)
Diferenças de povos que se encontram em estágios
diferentes de evolução.
b)
Diferentes
valores, crenças, hábitos, normas e costumes adquiridos pelos indivíduos.
c)
Diferenças
entre a humanidade devido a intolerância para com o diferente.
d)
Significa
um grupo de povos primitivos de uma região que fazem contato com os brancos.
e)
Diferentes
formas de manutenção do status quo.
5-
Antropólogos
utilizam um recurso para descrever costumes, hábitos, regras, religião, arte
dos povos. Essa parte da antropologia é:
a)
Chamada
de Darwinismo Social.
b)
Chamada
de Etnografia.
c)
Chamada
de Pesquisa participante.
d)
Chamada de
Etnologia.
e)
Chamada
de Etnocentrismo.
“A mente não tem
gênero”
Mary Wollstonecraft
Nenhum comentário:
Postar um comentário