sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Teste Vocacional

Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa

O Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa foi desenvolvido com base na Teoria das Inteligências Múltiplas do Psicólogo Howard Gardner. No teste são associadas profissões a habilidades. O teste é bem simples e intuitivo, mas requer atenção. O teste relaciona uma lista de seis profissões mais compatíveis com suas habilidades.

Mas o teste funciona mesmo?

Sim! O Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa pode te ajudar na escolha do seu curso de graduação e pós-graduação, pois é baseado na Teoria das Inteligências Múltiplas do psicólogo Howard Gardner.
Esta metodologia deste teste vocacional aponta nove tipos diferentes de inteligência, e é muito utilizada na escolha de carreiras e no autoconhecimento.
Quiz

Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa

O Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa foi desenvolvido para auxiliar quem está no processo de definição de carreira, curso universitário ou especialização.
O objetivo da ferramenta é indicar possibilidades aos usuários, com base nas nove inteligências apontadas por Howard Gardner, psicólogo e professor de Harvard.
Segundo ele, todo ser humano possui as inteligências lógico-matemática, linguística, musical, espacial, corporal (ou cinestésica), interpessoal, intrapessoal, naturalista e existencialista.
Elas se apresentam em níveis variados e sempre com destaque para uma ou duas - que são as consideradas para os resultados do Teste Vocacional Grátis Quero Bolsa!


 Acesse o link do teste AQUI!

PoCA: uma plataforma de cursos a distância

 


O Portal de Cursos Abertos - PoCA é uma plataforma de cursos a distância, abertos e gratuitos, disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, cujas atividades fazem parte do programa de extensão do mesmo nome, da Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos (SEaD-UFSCar), registrado na Pró-Reitoria de Extensão da UFSCar.
Os cursos disponibilizados no PoCA oferecem uma oportunidade de formação e atualização em diferentes áreas do conhecimento, além daquelas voltadas precipuamente para a promoção de inovações nos processos de ensino e aprendizagem. Os cursos são: massivos, pois podem ser cursados por um número muito grande de pessoas; gratuitos, pois não é preciso pagar para cursá-los; online, pois é preciso estar conectado com a Internet; a distância, já que não há previsão de aulas presenciais; abertos, pois qualquer pessoa, no Brasil ou no mundo, pode cursá-los.
A concretização desse projeto foi financiada pela CAPES, por meio do Edital nº 03/2015 – Fomento à inovação para o desenvolvimento e aplicação de Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil. O objetivo deste edital foi incentivar a inovação pedagógica, tecnológica e de gestão educacional, por meio de desenvolvimento, aplicação, formação, disseminação e avaliação no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na educação e promover a melhoria da qualidade do ensino superior público por meio de métodos e práticas de ensino-aprendizagem inovadores, visando à convergência entre as modalidades de educação presencial e a distância por meio do fomento de projetos de inovação na utilização de TDIC na educação.
A escolha do nome do portal foi feita entre nomes que pudessem ser facilmente lembrados e difundidos. Pensamos em portal de cursos abertos e daí extraímos a sigla PoCA, palavra de origem tupi, da qual deriva o verbo pocar (póka+ar), que significa bater com força, estourar. Decidimos então pela sigla PoCA, pois veio ao encontro de nosso propósito para este portal: provocar mudanças, fazer acontecer. É também uma homenagem a um dos nossos visitantes diários que trazem inspiração e alegria ao ambiente de trabalho, o sabiá-poca, tão presente em todos os recantos da UFSCar, e que remete à liberdade característica dos cursos abertos encontrados neste portal. Foram estas as ideias que orientaram a criação da nossa identidade visual.


Saiba mais e acesse a plataforma AQUI!

 

Não ter dinheiro não é desculpa para não estudar. Veja as universidades que disponibilizam cursos online [de graça!]






Universidades do mundo todo divulgam cada vez mais conteúdos educacionais em plataformas on-line exclusivas. O objetivo é deixar o conhecimento mais acessível e democrático. Confira seis universidades brasileiras que oferecem cursos on-line totalmente gratuitos. Confira e aproveite.
1.Universidade de São Paulo
Uma das maiores universidades do país, a USP abre suas portas para que alunos de qualquer canto do país possam estudar com seus professores. Isso é possível por meio da plataforma e-Aulas USP, totalmente gratuita e acessível. Além disso, núcleos da instituição também oferecem aulas gratuitas de braile, libra e até italiano.
2. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
O canal Unesp Aberta é um ambiente de aprendizagem online e gratuito que oferece a oportunidade de formação e aperfeiçoamento em diversas áreas do conhecimento. E mais: por meio da Univesp TV (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), há cursos de História da Arte ou História da Música. A universidade também disponibiliza conteúdos pelo YouTube.

3. Universidade Estadual de Campinas
A Unicamp é outra grande universidade brasileira que oferece cursos online e gratuitos para aqueles que almejam melhorar o diploma. O portal e-Unicamp traz uma plataforma aberta com conteúdos livres produzidos pelos professores da instituição. Pela Univesp TV, inclusive, há opções de cursos como geometria e afins.

4. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
A UFRB possui cursos on-line e totalmente gratuitos que fazem parte da categoria de Educação Continuada EAD sem tutoria. Todos são abertos à comunidade. Destaque para as aulas de “Leitura e Produção de Textos Acadêmicos” e “Curso Básico de Prezi”.

5. Universidade Federal Fluminense
O Portal de Videoaulas da UFF traz 378 aulas online totalmente gratuitas para qualquer pessoa acessar. Os curiosos de plantão têm à disposição cursos nas áreas de ciências da saúde, agrárias, biológicas, humanas e muito mais.

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

A Ponte - Um documentário sobre os contrastes sociais

Título: A Ponte Ano: 2006
Diretora: Roberto T. Oliveira e João Wainer
Produção: Brasil Tema: O contraste social existente na zona sul de São Paulo. O título faz menção às pontes existentes sob o rio Pinheiros em São Paulo, que separam bairros como Capão Redondo e Morumbi.


[imagens de uma desocupação em Capão Redondo]
Assista online


A PONTE from joaowainer.com on Vimeo.

sábado, 10 de agosto de 2019

Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História



O Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória – abrirá o período de inscrições na próxima semana, no dia 15 de agosto. Os interessados poderão se inscrever entre os dias 15 de agosto e 29 de setembro. O ProfHistória é ofertado na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Amambai, e para 2020 terá pela primeira vez uma turma especial na Unidade Universitária de Campo Grande. Serão ofertadas 26 vagas no geral, sendo 12 para UEMS/Amambai incluindo 4 destinadas para as cotas e 14 para UEMS/Campo Grande, sendo 5 para cotas.

A Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória, da UEMS/Amambai, Profa. Dra. Marinete A. Zacharias Rodrigues explica como funcionará a turma especial, “ Nós vamos trabalhar com duas equipes de professores, uma em Amambai e outra em Campo Grande. Essa turma especial da UEMS/Campo Grande vem para preencher uma lacuna quanto a oferta de Mestrado Profissional para professores da Educação Básica. Uma vez por mês, alguns professores de Amambai irão se deslocar para dar aulas em Campo Grande”, explica a professora.
O ProfHistória é um curso presencial de pós-graduação stricto sensu, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação, que conta com a participação de várias Instituições de Ensino Superior (IES), coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. A UEMS participa do programa desde 2015, a primeira turma começou os estudos em agosto de 2016.

 As inscrições devem ser feitas pela internet no endereço eletrônico www.profhistoria.uerj.br. A inscrição é paga, no valor de R$ 120,00.

Mais informações:
http://www.uems.br/noticias/detalhes/profhistoria-abre-inscricoes-no-dia-15-de-agosto-151223

Bolsas para pós-graduação em 4 países






Chile
O Programa de Bolsas de Cooperação Horizontal da Agência de Cooperação Internacional do Chile (AGCID) recebe inscrições até 27 de setembro. As bolsas serão destinadas a estudos de Mestrado no Chile são para cursos em diversas áreas. No edital deste ano participam 29 universidades que ofertam uma gama enorme de cursos. São oportunidades nas áreas de humanas, exatas, saúde e muito mais. Mais informações, acesse: https://partiuintercambio.org/wp-content/uploads/2018/05/bolsas-para-mestrado-no-chile-2020-agcid-partiu-intercambio-compressed.pdf
--
Estados Unidos
A American Association of University Women (AAUW), uma associação americana com foco no empoderamento feminino, está recebendo candidaturas para a edição de 2020-2021 do seu programa de bolsas de pós-graduação para mulheres nos EUA. As bolsas têm o objetivo de dar suporte para mulheres não americanas que queiram fazer pós-graduação, mestradodoutorado ou pós-doutorado no país. As inscrições podem ser feitas online e estão abertas até o dia 15 de novembro de 2019. Mais informações, acesse: https://www.aauw.org/what-we-do/educational-funding-and-awards/international-fellowships/if-application/
--
Canadá
O objetivo do Programa Vanier é atrair estudantes qualificados para as universidades do Canadá. O auxílio oferecido pelo programa é de 50 mil dólares canadenses por ano. As bolsas para doutorado no Canadá têm duração de três anos. Quem deseja concorrer a uma das bolsas para doutorado no Canadá deve se candidatar através da instituição na qual deseja estudar. Esta, por sua vez, irá nominar aqueles que forem pré-selecionados. Os prazos para inscrição variam conforme a universidade. No entanto, as instituições devem fazer as indicações até o dia 6 de novembro. Mais informações, acesse: http://vanier.gc.ca/en/home-accueil.html
--
Japão
Está aberto até o dia 29 de novembro o edital do programa da Unesco em parceria com o governo japonês que concede bolsas para pesquisa no exterior. Ele oferece 10 bolsas a candidatos provenientes de países em desenvolvimento. As bolsas para pesquisa no exterior têm duração mínima de três e máxima de nove meses. Elas devem ter início a partir de junho de 2020 e a pesquisa deve ser finalizada até fevereiro de 2021. O candidato pode indicar dois países diferentes para realização da investigação. Mais informações, acesse: https://en.unesco.org/fellowships/keizo-obuchi/institutional-page/new-cycle-2019



Fonte: Arelin - Acessoria de Relações Internacionais da UEMS.