domingo, 5 de outubro de 2014

Você Fiscal - entenda o projeto e seja um cidadão participativo !



O Você Fiscal (http://www.vocefiscal.org) é um projeto de Diego Aranha—professor da UNICAMP—e Helder Ribeiro, que vai colocar na sua mão e na de todo cidadão e cidadã o poder de fiscalizar e dar transparência às eleições em 2014.

** Obs.: Para sugestões ou para reportar bugs/defeitos, por favor, avise na nossa página http://facebook.com/VoceFiscal. Por favor, não dê nota baixa ou aponte erros na avaliação da Play Store. Precisamos de boas avaliações para que o aplicativo chegue a mais pessoas e haja mais fiscais cidadãos no dia da eleição! Estamos à disposição pelo contato@vocefiscal.org também. Obrigado pela compreensão :) **


## Como funciona?
Tudo gira em torno do Boletim de Urna (BU). O BU é o “saldo” que toda urna imprime no final da votação com os totais para cada candidato naquele aparelho.


1. Acabou a votação (17h), o Boletim de Urna deve ser afixado em local público (ex.: a porta da seção eleitoral). Aí começa nosso trabalho!
2. Com o aplicativo Você Fiscal, o(a) eleitor(a) (você!) tira foto do Boletim de Urna e envia para o Você Fiscal conferir e somar de forma independente.

3. Que tipo de bug ou fraude o Você Fiscal NÃO pega?
a) Bug/fraude no software que roda na urna. Este é um tipo de fraude que o TSE _não permite_ que seja detectado. O Brasil é o único país no mundo que tem votação eletrônica sem rastro anônimo de papel conferido pelo eleitor. Sem isso, é impossível detectar fraudes na urna, porque não tem com o que comparar.
b) Fraude de mesário. O mesário pode votar no lugar do eleitor. Há relatos de que, ao final da votação, alguns mesários votam pelos eleitores que faltaram.
5. Que tipo de bug ou fraude o Você Fiscal pega?
a) Se a urna for extraviada/trocada/adulterada depois do fim da votação, a gente detecta.
b) Se tiver bug/fraude no software que roda no servidor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para somar o resultado final, com um número suficiente de usuários, a gente detecta.


Dê mais transparência às eleições no Brasil: instale o Você Fiscal, peça para seus amigos instalarem e fiscalize conosco no dia da votação! #vemproBU
Se tiver alguma dúvida, temos um espaço aberto para perguntas em http://www.vocefiscal.org/faq. Estamos à disposição!




Palavras-chave: vempraurna, TSE, transparência eleitoral, fraude eleitoral, controle social, fiscalização cidadã, mesário

Nenhum comentário:

Postar um comentário