segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Plano de Aula: 3º Ano – 3º Bimestre




Disciplina: Sociologia
Conteúdo: Indústria Cultural, mídia e informação, liberdade de expressão.

Filme: Levante sua voz: a verdadeira história da Mídia Brasileira
Produção: Coletivo Intervozes coletivo Brasil de Comunicação Social
Direção, roteiro e edição: Pedro Ekman
Tempo: 17 min

Aula: reproduzir o documentário que pretende expor a lógica do controle de informação. Discutir com os alunos sobre a luta pela democratização da informação e os anseios de uma população que vive à margem da liberdade de comunicação. A comunicação deve ser livre, porém é controlada, vigiada e sitiada pelo mercado.

Sugestões temáticas
- Imprensa
- Monopólio da informação
- Poder
- Manipulação
- Ideologia
- Indústria cultural
- Hegemonia

Comunicação é uma palavra derivada do termo latino "communicare", que significa "partilhar, participar algo, tornar comum". Através da comunicação, os seres humanos e os animais partilham diferentes informações entre si, tornando o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade.
A TV brasileira é alvo de monopólio e de influência digna de uma ditadura. A ditadura da informação. A TV nacional é comercial, e desse modo, representa uma parte da sociedade e defende uma ideologia de mercado. A publicidade domina as transmissões. Transmissões deveriam ser públicas ou ao menos defender o bem público, pois ela é reproduzida no ar, através de ondas eletromagnéticas.
Contudo a TV mantém o statu quo, não ajuda no processo de educação e ainda continua com o pensamento conservador frente as novas discussões éticas e sociais.
O poder dominante difusa a ideologia mercantil através da definição petrificada, parcial e falsa que ele dá das palavras. As palavras são apresentadas como neutras e sua definição como evidente.

Tarefa:
Elaborar um texto, sobre a mídia e a liberdade de expressão, utilizando os conceitos de : poder, cultura, propaganda, monopólio da informação, hegemonia, imprensa, questão racial, questão de gênero, consumo, linguagem, dominação, impotência, emancipação, entre outros.
Lembre-se de escrever criticamente a questão da mídia e sua importância social. A comunicação é fundamental para os humanos e para o processo de socialização. Como devemos melhorá-la e democratizá-la? Leve em conta vários fatores para a realização da tarefa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário