sexta-feira, 19 de abril de 2013

19 de Abril - Dia do índio








No dia 19 de abril se comemora o dia do índio.




Por que nesta data ?



Foi promulgada no governo de Getulio Vargas em 1943. Através do decreto lei nº 5.540 foi criada esta data comemorativa.

Em 1940 aconteceu o primeiro congresso Indigenista Interamericano, com participação de diversas autoridades do continente americano e ligadas ao movimento indígena e estudo de povos tradicionais. 
O congresso foi realizado no México e as lideranças indígenas ficaram com receio em participar - pois estavam sendo vítimas de descaso governamental, discriminação e desterritorialização. 

Após diversas reuniões os indígenas participaram. Contudo, os líderes indígenas compareceram ao evento apenas no dia 19 de Abril - por isso a data comemorativa.


Qual a importância da data!?


Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os municípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.

Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.


Antes de mais nada!


Nova maneira de pensar sobre os 'índios'.

Todos temos uma importância para que não sejamos desonestos com as diversas culturas que existem no país. Os povos indígenas possuem maneiras de ser, trabalhar, costumes, regras de parentesco, alianças, sistemas de crenças, culinária e todo o conjunto de significados que formam uma rica cultura. Não obstante, são várias etnias, que são "apagadas" na sua rica heterogeneidade através de uma mídia burra e discriminatória. O status quo diz que índio é coisa do passado. Dizem que eles tornaram-se aculturados. Para não repetirmos as bobagens de pessoas ignorantes no assunto leia abaixo.




Regras para refletir e entender os povos indígenas


  1. Não são um povo homogêneo. São na verdade diversas etnias, cada qual com suas particularidades.
  2. São diversas linguas. No Brasil são cerca de 180 povos com mais de 200 línguas. É claro que muitas são faladas pelos nativos mais antigos; os anciãos, os mais velhos de cada etnia. Não se pode falar que só o português é falado no país. 
  3. A cultura é um processo histórico e dinâmico. Não se pode falar que os povos indígenas perderam suas práticas tradicionais e por isso não são mais índios! Nada mais falso.
  4. Etnocentrismo é achar que sua cultura é melhor do que as outras. É colocar-se no centro e ter sua etnia, seu povo como base para comparações. Antes de falar do povo alheio, leia mais sobre antropologia e aprenda a eliminar conclusões precipitadas e falsas verdades.
  5. Eles chegaram primeiro. O Brasil não foi descoberto. Foi colonizado por países imperialistas, cujo único propósito era a dominação. Eram cerca de 6 milhões de índigenas em 1500, no século XV. Em 500 anos o país, através do genocídio, dizimou a população. Hoje alguns números apontam 500 mil indígenas. Mataram mais de 1 milhão de índios por século no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário