sexta-feira, 22 de março de 2013

Presidente do Uruguai não vai a missa do papa

No Brasil é difícil falar em política e sem mencionar a religião. Os políticos por medo da maioria da população que possui uma crença religiosa, ou por proselitismo religioso em prol de sua própria religião, sempre tratam de enfatizar as suas crenças.

De maneira nenhuma é assim em todos os lugares. Há uma separação entre Estado e religião em Estados laicos. A liberdade religiosa é o pressuposto da democracia.

Sem contar que não é ético defender uma religião apenas. Principalmente em um país plural com tamanha riqueza cultural como o Brasil. Um dos Direitos Humanos básicos é a liberdade de crença religiosa ou a não crença. Pense nisso.

Parabéns ao nosso país vizinho Uruguai, que tanto tem a ensinar.





Veja a postagem reproduzida abaixo  do site de Paulo Lopes.



O presidente José Mujica (foto), do Uruguai, não foi hoje a primeira missa do papa Francisco porque é ateu, informou a primeira-dama e senadora Lucía Topolansky. “Temos grande respeito pela liberdade religiosa, mas nós [Mujica e Lucía] não acreditamos [em Deus]”, disse ela em entrevista à radio Vorterix.

Quem representou o país no Vaticano foi o vice-presidente Danilo Astori, que é católico.

“O Uruguai é um país absolutamente laico”, disse Lucía. “A Igreja está separada do Estado desde o século passado, e isso é um diferencial em relação aos demais países da América Latina.”


Carro de Mujica é 
um Fusquinha
Apesar da ausência de Mujica no Vaticano, ele foi lembrado pela imprensa italiana por suas semelhanças de comportamento com o papa Francisco.

Ambos dão prioridade aos pobres e têm horror à ostentação. Mujica anda em seu próprio carro, Fusca azul-celeste; e Francisco, como cardeal em Buenos Aires, costumava usar o transporte coletivo. O presidente uruguaio doa 90% do seu salário; e Francisco pediu que os argentinos não fossem ao Vaticano para torcer por ele no conclave, para doar o dinheiro da viagem aos pobres. Mujica e Francisco gostam de futebol, e ambos são acusados de populistas.

Em dezembro de 2012, Mujica participou de uma missa celebrada pela saúde do então presidente Hugo Chávez, da Venezuela.






Nenhum comentário:

Postar um comentário