terça-feira, 25 de março de 2014

Avaliação de Sociologia - 2º Ano do Ensino Médio - II



1-      “De acordo com o senso comum, ter cultura era ser uma pessoa “culta”, detentora da razão e do conhecimento das coisas”. Cultura para a antropologia pode ser definida como:
a)      Conjunto de características naturais de um povo, que nascem com o indivíduo.
b)      Conjunto de conhecimentos, crenças, hábitos, normas e costumes adquiridos pelos indivíduos.
c)      Diferenças entre a humanidade devido as características biológicas, fisiológicas das ciências naturais.
d)     Significa um grupo de povos primitivos que são nativos de uma região.
e)      O saber etnográfico.

2-      Etnia é:

a)      Conjunto de características naturais de um povo, que nascem com o indivíduo.
b)      Diferenças entre a humanidade devido as características biológicas, fisiológicas das ciências naturais.
c)      Significa um grupo de povos primitivos de uma região.
d)     Grupo de indivíduos que possuem uma origem comum e mesmos laços morais, linguísticos.
e)      Relativizar os costumes dos povos.




3-      O Brasil foi colonizado e teve contato com vários povos. Dizemos que há muita diversidade cultural no Brasil. A diversidade cultural pode ser definida como:

a)      Diferenças de povos que se encontram em estágios diferentes de evolução.
b)      Diferentes valores, crenças, hábitos, normas e costumes adquiridos pelos indivíduos.
c)      Diferenças entre a humanidade devido a intolerância para com o diferente.
d)     Significa um grupo de povos primitivos de uma região que fazem contato com os brancos.
e)      Diferentes formas de manutenção do status quo.

4-      Antropólogos utilizam um recurso para descrever costumes, hábitos, regras, religião, arte dos povos. Essa parte da antropologia é:

a)      Chamada de Darwinismo Social.
b)      Chamada de Etnografia.
c)      Chamada de Pesquisa participante.
d)     Chamada de Etnologia.
e)      Chamada de Etnocentrismo.




“A mente não tem gênero”
Mary Wollstonecraft

Avaliação Sociologia 1º Ensino Médio



1-      A sociologia surge em qual contexto sócio histórico? [1,0]

a)      Grécia Antiga.
b)      Feudalismo.
c)      Capitalismo.
d)     Antiguidade.
e)      Revolução Francesa.

2-      Um lugar com uma produção mais organizada, com a acentuação da divisão de funções, onde o artesão ia deixando de participar do processo inteiro de produção da mercadoria. Este lugar é a: 

a)   Corporações de ofício.
b)   Fábrica.
c)   Mercado.
d)  Feira.
e)   Feudos.

3-      Sobre as relações sociais estabelecidas entre os homens no processo de produção capitalista, podemos afirmar que:

a)    Dividem os homens entre proprietários e não-proprietários dos meios de produção.
b)   Entre o capitalista e o trabalhador há uma relação de igualdade.
c)    Todas as classes vendem sua força de trabalho.
d)   Há a divisão entre senhores, servos e o clero.
e)    As relações são baseadas na cultura e não na economia.

4-      A Socialização é um processo no qual:

a)                       Educação formal do sujeito.
b)                      Integração entre o governo e a sociedade.
c)    Os indivíduos criam a sociedade e são criados por ela.
d)   Os individuos são formados no âmbito do grupo.
e)    A Sociedade civil é organizada no Estado.


5-      Abaixo há uma imagem que representa o processo de produção capitalista. Quais foram os fatores principais que romperam com a ordem social anterior ao Capitalismo? 


a)    Artesanato; agricultura; servidão; surgimento das fábricas.
b)   Propriedade privada; agricultura; servidão; surgimento das fábricas.
c)    Propriedade privada; sociedade industrial, igualdade de classes; corporações de ofício;
d)   Surgimento da máquina a vapor; feudos; compartilhamento de terras; capital privado; surgimento dos operários;
e)    Surgimento da máquina a vapor; propriedade privada, surgimento das fábricas, surgimento da classe operária.



6-       Ainda que cada sujeito tenha sua individualidade, esta se constrói no contexto das relações sociais com os diferentes grupos e instituições dos quais ele participa. Assinale a alternativa que apresenta as principais instituições que realizam a Socialização

a)                            Polícia; Estado; SUS; Universidade;
b)                            Exercito; Família; comunidade; Igreja;
c)                            Hospital; Estado; Comunidade; Escola;
d)                           Escola; Estado; Igreja; Família;
e)                            Televisão; Igreja; Escola; Internet;

7-      Instituições que realizam o processo de socialização informal são: 

a)                            Polícia; Estado;
b)                            Família; Escola;
c)                            Universidade; Grupo de Amigos;
d)                           Estado; Escola;
e)                            Família; Grupo de Amigos;

segunda-feira, 17 de março de 2014

Abaixo assinado IPI Zero para bicicletas


Segundo o IBGE, 40% daqueles que se utilizam da bicicleta como meio de transporte no Brasil têm renda familiar de até R$ 1.200. São estes os brasileiros mais afetados pela alta tributação, que tolhe o acesso a um produto de mais qualidade e com valores mais justos, favorecendo a migração para outros meios de transporte, especialmente os motorizados.
A isenção do IPI para bicicletas, partes e peças é uma medida urgente e necessária, tanto para fomento do mercado, quanto para que o valor final da bicicleta esteja mais ajustado ao bolso dos brasileiros. Estudos indicam que zerando o IPI para bicicletas, que hoje é de 10%, o Brasil teria um aumento de 11,3% nas vendas de bicicletas. Isto significa mais arrecadação para o governo federal (através de outros tributos já cobrados), mais pessoas pedalando e, principalmente, mais qualidade de vida em nossas cidades.





Hoje o Brasil é o 3º maior produtor de bicicletas no mundo, perdendo apenas para a China e para a Índia. É o 5º maior consumidor de bicicletas no mundo, representando uma fatia de 4,4% do mercado internacional. No entanto, quando observamos o consumo per capita de bicicletas, caímos para a 22ª colocação, o que significa um mercado emergente e um potencial de crescimento enorme.
Do ano de 2008 para cá temos visto, infelizmente, um encolhimento gradual da produção e do consumo de bicicletas no Brasil. Contrariando, inclusive, a tendência mundial que aponta que, de 1970 até 2007, a produção de bicicletas foi 2,6 vezes superior a de automóveis.
A isenção do IPI para bicicletas, partes e peças, portanto, é apenas uma das medidas urgentes para corrigir esta desigualdade socioeconômica que freia o desenvolvimento de uma cultura da bicicleta no Brasil.



link no youtube AQUI


Acesse o abaixo assinado:
https://www.change.org/pt-BR/peti%C3%A7%C3%B5es/ipi-zero-para-bicicletas#share

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Livros acadêmicos para download - Cultura Acadêmica

A Universidade Estadual Paulista (UNESP), através da Cultura Acadêmica (um dos braços de sua editora principal), está disponibilizando mais de 120 títulos acadêmicos em formato digital para download gratuito. Os livros estão divididos em 30 áreas do conhecimento e são voltados para estudantes de graduação e pós-graduação que precisam de material de apoio para desenvolver projetos acadêmicos.
Veja listagem:

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Manual de Práticas de Igualdade de Gênero

Ações em prol de um ambiente de trabalho livre do sexismo e do racismo têm destaque no Manual de Práticas de Igualdade da 4ª Edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. O lançamento aconteceu nesta terça-feira (18).
O programa Pró-Equidade de Gênero e Raça é uma iniciativa do governo federal com o apoio da Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
As boas práticas contidas no manual integram a seleção publicada de ações de cada uma das 57 entidades que obtiveram o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça.
Atualmente na sua 5ª edição, o programa premia com o selo as organizações que incentivam a autonomia econômica e a igualdade entre mulheres e homens no mundo do trabalho, considerando a diversidade de raça e etnia.
Para acessar o manual, clique aqui.