sábado, 30 de agosto de 2014

Curso de prevenção do uso de drogas para educadores

Captionless Image

INFORMAÇÕES

A UFMS está ofertando o Curso de Prevenção do uso de drogas para educadores de escolas públicas com início previsto para 22 de setembro de 2014, para 3.000 cursistas. Poderão se inscrever professores e gestores (direção, coordenação pedagógica, orientação educacional, administração escolar, supervisão escolar, dentre outros) das escolas públicas Estaduais e Municipais do Estado de Mato Grosso do Sul. Esperamos, no mínimo, inscrições de 3 educadores e 2 gestores por escola, totalizando 600 escolas participantes. Informações sobre o Curso: O curso está estruturado em cinco módulos durante 8 meses, havendo uma etapa obrigatória teórico-metodológica de 120 h distribuída em 4 módulos, e uma etapa opcional prática de 60 h (módulo 5). Será oferecido, gratuitamente, na modalidade de educação à distância, no Ambiente de Aprendizagem Virtual (AVA) da Plataforma Moodle, com acompanhamento de tutores durante todo o período. Este projeto pretende auxiliar as políticas públicas para o enfrentamento do uso de drogas no âmbito do Estado e Mato Grosso do Sul, ocorrendo como uma ação do Programa Saúde na Escola (PSE) direcionadas para os adolescentes em situação de vulnerabilidade. O projeto capacitará educadores de escolas públicas envolvendo-os nas ações voltadas para prevenção do uso de drogas, promovendo e ampliando a participação comunitária nas políticas e ações de prevenção. Trata-se de um curso de extensão universitária que será oferecido gratuitamente, na modalidade de educação à distância, para educadores de escolas públicas do Estado de Mato Grosso do Sul. 
Para maiores informações acesse: www.ead.ufms.br

sábado, 23 de agosto de 2014

Manoel de Barros






Advogado e poeta brasileiro, Manoel de Barros é um dos principais autores contemporâneos do país. O Pantanal é tema frequente de seus escritos.

Manoel Wenceslau Leite de Barros nasceu em Cuiabá (MT), em 1916. Ainda novo, foi morar em Corumbá (MS) e mais tarde iria para o Rio de Janeiro, para fazer a faculdade de Direito. Viajou pela Bolívia e Peru, morou em Nova York, captou em cada um dos lugares por onde passava um pouco da essência da liberdade, que aplicaria em suas poesias. 

Manoel de Barros - Difícil fotografar o silêncio

Difícil fotografar o silêncio.
Entretanto tentei. Eu conto:
Madrugada, a minha aldeia estava morta. Não se via ou ouvia um barulho, ninguém passava entre as casas. Eu estava saindo de uma festa,.
Eram quase quatro da manhã. Ia o silêncio pela rua carregando um bêbado. Preparei minha máquina.
O silêncio era um carregador?
Estava carregando o bêbado.
Fotografei esse carregador.
Tive outras visões naquela madrugada. Preparei minha máquina de novo. Tinha um perfume de jasmim no beiral do sobrado. Fotografei o perfume. Vi uma lesma pregada na existência mais do que na pedra.
Fotografei a existência dela.
Vi ainda um azul-perdão no olho de um mendigo. Fotografei o perdão. Olhei uma paisagem velha a desabar sobre uma casa. Fotografei o sobre.
Foi difícil fotografar o sobre. Por fim eu enxerguei a nuvem de calça.
Representou pra mim que ela andava na aldeia de braços com maiakoviski – seu criador. Fotografei a nuvem de calça e o poeta. Ninguém outro poeta no mundo faria uma roupa
Mais justa para cobrir sua noiva.
A foto saiu legal.


Manoel de Barros

Entrevista com a menina Isadora Faber - Provocações

Veja a entrevista no programa Provocações, com Abujanra, da menina Isadora Faber. A garota, estudante de 14 anos em uma escola municipal de Florianópolis-SC, tornou-se a protagonista de um novo modelo de transparência na educação. Ela criou uma fanpage chamada "Diário de Classe - a verdade" no facebook. Tal fato fez com que a estudante ganhasse notoriedade e mais de 600 seguidores.
Contra diretores, professores, secretária de educação em Florianópolis-SC, a menina surge com uma voz de crítica ao sistema educacional atual. Que venha bons frutos após a tempestade.


quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Livro o Segundo Sexo vol.1 - Simone de Beauvoir de 1949

Cópia digital do livro "O Segundo Sexo", volume 1 (Fatos e Mitos), publicada por Simone de Beauvoir em 1949.
simone de beauvoir - o segundo sexo - vol 1 -

O Segundo Sexo é um livro clássico sobre a situação da mulher. Foi publicado por Simone de Beauvoir em 1949. No Brasil, encontra-se esgotado. Os poucos exemplares existentes em bibliotecas e sebos se encontram mal conservados. Esta cópia do livro pode ser utilizada em trabalhos acadêmicos, pois preserva a estrutura original da publicação.

========O Segundo Sexo, vol.1: Fatos e Mitos==========

PRIMEIRA PARTE
CAPÍTULO I ? Os dados da biologia
CAPÍTULO II ? O ponto de vista psicanalítico
CAPÍTULO III ? O ponto de vista do materialismo histórico

SEGUNDA PARTE
HISTÓRIA
I
II
III
IV
V

TERCEIRA PARTE
OS MITOS
CAPÍTULO I
CAPÍTULO II
I ? Montherlant ou o pão do nojo
II ? D. H. Lawrence ou o orgulho fálico
I I I ? Claudel e a serva do Senhor
IV ? Breton ou a poesia
V ? Stendhal ou o romanesco do verdadeiro
VI ?
CAPÍTULO III
URL:: http://feminista.wordpress.com
http://prod.midiaindependente.org/pt/blue/2008/01/409659.shtml

sábado, 16 de agosto de 2014

Conheça as restrições para o período eleitoral









A cartilha reúne informações básicas acerca dos direitos políticos e das normas éticas e legais que devem nortear a atuação dos agentes públicos federais durante o período eleitoral de 2014. O principal objetivo é evitar que agentes públicos, candidatos ou não, adotem ações que possam ser questionadas como indevidas ou que estejam fora da ordem legal estabelecida para o período.

Acesse aqui a cartilha Condutas Vedadas aos agentes Públicos Federais em Eleições 2014.

Resposta ao funk ostentação



Edu Krieger toca um estilo MPB com funk e desenvolve com grande sabedoria o argumento da defesa.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Atirar num Elefante - To Shoot An Elephant (2009)









(Espanha, 2009, 113min - Direção: Alberto Arce e Mohammad Rujailah)

Devido aos recentes ataques de Israel à população civil de Gaza, voltamos a postar este chocante documentário.
Os ataques israelenses não poupam ninguém, crianças, mulheres, ambulâncias e tudo o que se mova pode ser alvo da covardia e brutalidade de um dos exércitos mais truculentos do mundo. Se para você isso é novidade, não deixe de assistir a esse documentário, pois este irá lhe mostrar o que a mídia ocidental esconde.

 
"Em 18 de janeiro de 2010 findou-se o primeiro aniversário do fim do bombardeio de Israel sobre Gaza - ataque que durou de 27 de dezembro de 2008 até 18 de janeiro de 2009 e que terminou com a vida de 1.412 palestinos.
O documentário To Shoot An Elephant narra, do interior da Faixa de Gaza, os acontecimentos durante aqueles dias. Convertido em narração direta e privilegiada dos bombardeios, quer ser ferramenta para fazer frente à propaganda israelense e ao silêncio internacional.



Download Oficial gratuito via Torrent (filme e legendas pt-po. Subtit.: spa, eng, ita, fra, ger, etc.)

Legendas pt-br
 
 
 
Fonte: Docverdade - Documentários

sábado, 2 de agosto de 2014

Aplicativo com informações indicativas de programas de televisão, filmes e games

O Ministério da Justiça, em parceria com a Universidade Federal de Goiás e o Ministério da Educação, lançou um aplicativo para auxiliar os professores da rede pública de ensino na busca por informações sobre as classificações indicativas de programas de televisão, filmes e games.


Baixe o aplicativo no tablet do Professor e confira. 




Acesse: http://culturadigital.br/classind/




sexta-feira, 1 de agosto de 2014

25/07 - Dia Internacional de Luta das Mulheres Negras Latino Americanas e Caribenhas

Interessante a charge de Latuff que chama atenção a questão da igualdade de gênero. Ou melhor, a luta pela igualdade de gênero. As mulheres negras possuem ainda mais um desafio: o de obter reconhecimento de direitos negados.
Se as mulheres como um todo sofrem sob a dominação masculina. A mulher negra ainda carrega o estereótipo de um povo massacrado pela escravidão. O preconceito contra a mulher negra é severo. A mídia monopoliza um ideal de mulher, a mulher sensual, submissa e com o cabelo liso
Nesse sentido é preciso que a mulheres se unam em um movimento legítimo para enfrentar desafios de um mundo globalizado - porém desigual.

Charge de Latuff.
fonte: http://latuffcartoons.wordpress.com/

Sociologia Capítulo 15 - Movimentos Sociais

Caros alunos, do 2º Ano,  segue abaixo a apresentação do capítulo 15 do livro de Sociologia para o Ensino Médio, de Nelson Dacio Tomazi. É super interessante a leitura dos capítulos, ou ao menos dos conceitos principais de cada conteúdo abordado.
 
 Esse capítulo aborda os conceitos de direitos, cidadania e Movimentos Sociais.
 
 
Acessem AQUI!